domingo, 8 de setembro de 2013

Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - A liberdade, princípio e fundamento da vida - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL

 
Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - A liberdade, princípio e fundamento da vida - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL
 
A palavra liberdade assume, nos dias em que vivemos, a máxima importância. A expressão com que todos os povos do mundo definem o maior de seus anelos e de suas aspirações para o futuro. Tão aguda tem sido a opressão, a escravidão e a inclemência das ideias regressivas sob a dominação das hostes totalitárias *, que a liberdade chegou a constituir todo um símbolo para a humanidade. Lutou-se por ela como se luta em defesa da própria vida; é que esta, sem aquela, perde todo o seu conteúdo moral e espiritual.
 
Não obstante, para alcançar o verdadeiro significado ou, melhor ainda, o conteúdo essencial da palavra liberdade, é imprescindível que cada ser humano saiba com a maior amplidão o que se deve entender por liberdade em seus aspectos fundamentais, já que ela, como princípio, lhe assinala e substancia sua posição dentro do mundo.
 
Se em verdade se quer obter um conhecimento cabal do que a liberdade é e deve representar para a vida, é preciso vinculá-la muito estreitamente ao dever e à responsabilidade individual, pois estes dois termos, de grande conteúdo moral, constituem a alavanca que move os atos humanos, preservando-os do excesso, sempre prejudicial à independência e à liberdade de quem nele incorre.
 
A liberdade é prerrogativa natural do ser humano. Como espécie superior a todas as que povoam o mundo, o homem nasce livre, embora disso não se dê conta até o momento em que sua consciência o faz experimentar a necessidade de exercê-la como único meio de realizar as funções primordiais da vida e o objetivo que cada um deve atingir como ser racional e espiritual. Mas é necessário saber que a liberdade é como o espaço, e que depende do ser humano que ela seja, também como ele, mais ampla ou mais estreita.
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário