sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mayra Andrade lança álbum gravado ao vivo

Discos

Mayra Andrade lança álbum gravado ao vivo

"Este CD/DVD é o registo de um momento com um grupo mais pequeno de músicos que me permitirá mais liberdade nos próximos concertos criando uma dinâmica de criação, com vista ao próximo álbum que será o terceiro de estúdio", disse Mayra à Lusa.
Mayra Andrade afirmou que, musicalmente, continua à procura caminhos. "É uma busca constante por aquilo com que me identifico, e vamos deixando pelo caminho aquilo que não nos pertence", afirmou.
O CD/DVD "Studio/05" de Mayra Andrade foi preparado em quatro dias e gravado no estúdio 05 da Radio France com público.
"A ideia era gravar um concerto de Mayra Andrade, e até esteve para ser um CD bónus do "Stória, stória" [o álbum anterior], mas depois valeu por ele próprio, tanto mais que é o meu primeiro álbum ao vivo", disse a cantora.
"Algo que me divertisse e completamente descomprometido", acrescentou.
O álbum não regista nenhum inédito e apenas recriações de temas como "Kenha ki bem ki ta bai" que abre o concerto, do repertório do grupo Finaçon. Mayra cantou-o várias vezes em espetáculos, sendo esta a primeira vez que o grava.
Ao lado de "Dinokránsa" e "Tunuka", com novos arranjos, surgem "Michelle" dos The Beatles e "La javanaise" de Serge Gainsbourg.
"Eu queria temas diferentes e pensei, vou ouvir o que tenho no iPod e escolhi 'Michelle' a partir de uma versão de Ben Harper", contou.
Ben Harper é uma das referências da cantora que quer liberdade de opções musicais e apostar na composição própria.
"Eu acho que tenho que compor mais", disse Mayra que já incluiu composições de sua autoria nos dois álbuns anteriores.
"É cada vez mais difícil encontrar compositores cabo-verdianos para este momento que estou a atravessar que é um pouco 'crossover' (transversal)", disse.
"Estou em constante procura de coisas no universos pop, e apesar de haver até excelentes compositores cabo-verdianos, são demasiado tradicionalistas, podem ser fantásticos mas não corresponder à cor do disco que eu quero", explicou.
Em "Studio/05" Mayra Andrade, nascida em Havana filha de pais cabo-verdianos, é acompanhada por Zé Luís Nascimento (percussões), Munir Hossa (viola e cavaquinho), e Rafael Paseiro (contrabaixo), o grupo com quem quer formar "uma oficina criativa de composição".
São convidados especiais Hugh Coltman com quem partilha a interpretação de "Odjus Fitchádu" e o violoncelista Vincent Ségal que participa nos temas "Stória, stória…" e "Dispidida".
(ES)

Sem comentários:

Enviar um comentário