sábado, 18 de dezembro de 2010

«CAIS» quer ilegalizar a pobreza em Portugal

«CAIS» quer ilegalizar a pobreza em Portugal

Associação de solidariedade vai apresentar projecto-lei em 2011 e prepara-se para financiar fundo social escolar com um «hino» contra a pobreza
A “CAIS”, associação de solidariedade social sem fins lucrativos, vai apresentar no primeiro trimestre de 2011 um projecto-lei que ilegaliza a pobreza em Portugal.

“Vamos provocar o país e os decisores políticos a pensarem na pobreza enquanto fenómeno ilegal”, revelou à Agência ECCLESIA o director executivo da CAIS, Henrique Pinto.

O projecto, que será acompanhado de uma campanha de recolha de assinaturas, prevê sanções para os governantes sempre que, durante o seu mandato, os níveis de pobreza ultrapassem os limites estabelecidos na legislação.

A associação prepara-se também para “mobilizar o país” com “uma canção anti-pobreza”, que será produzida em colaboração com a Media Capital nos primeiros três meses de 2011.

A música, “que é quase um hino”, vai ficar disponível para transferência gratuita através da Internet, embora seja possível oferecer uma quantia que reverte a favor da criação de um fundo social escolar.

“É importante investir na educação”, sublinha Henrique Pinto: “Há muitos jovens que não estudam nem trabalham porque há pouco dinheiro. Como professor numa universidade privada, deparo-me com as dificuldades dos alunos em pagar as propinas porque as bolsas lhes chegam tardiamente”.

“Não queremos substituir o Estado, mas queremos criar em parceria com ele um fundo que responda sobretudo às pessoas que têm talento e querem estudar”, explica o responsável, acrescentando que a “CAIS” pretende “proporcionar oportunidades para todos, a fim de que cada um possa, de futuro, prestar um melhor serviço ao país”.

A “CAIS” é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos que apoia a construção ou a recuperação da autonomia de pessoas em situação de pobreza e exclusão social.

Sem comentários:

Enviar um comentário