sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Papa saudou investigador português premiado pelo Vaticano

Papa saudou investigador português premiado pelo Vaticano
Bento XVI endereçou os seus parabéns ao investigador Luís Alberto Esteves dos Santos Casimiro pela sua “poderosa dissertação de doutoramento, intitulada “A Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa (1500-1550). Análise geométrica, iconográfica e significado iconológico”.

O professor português recebeu o prémio das Academias Eclesiásticas Pontifícias, a 16 de Dezembro, ex-aequo com a jovem “Academia Mariana da Índia”.

A tese, em dois volumes, que perfazem 2144 páginas, teve como orientador científico, Fausto Sanches Martins, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e sacerdote Redentorista.

O trabalho de doutoramento do investigador português foi aprovado, por unanimidade, em provas públicas, que decorreram no edifício da Faculdade de Letras do Porto, no dia 30 de Março de 2005.

O prémio, no ramo do “Conhecimento em História da Arte”, foi entregue pelo cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, que leu a mensagem enviada pelo Papa.

No texto, o Papa apresentou a “via pulchritudinis” (via da beleza) já apontado pelo Papa Paulo VI como “fecundo itinerário de investigação teológica e mariológica”.

A sessão pública anual das Academias Eclesiásticas Pontifícias teve como tema “A Assunção de Maria, sinal de consolação e de segura esperança”, nos 60 anos da proclamação deste dogma mariano.

Na sua mensagem, o Papa faz notar “a profunda sintonia entre o pensamento teológico e místico, a liturgia, a devoção mariana e as obras de arte, que, com o esplendor das cores e das formas, cantam o mistério da Assunção de Maria e a sua glória celeste junto ao Filho”.

Redacção/Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário