sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Crianças ucranianas no Algarve celebram o dia de S. Nicolau

Crianças ucranianas no Algarve celebram o dia de S. Nicolau

A comunidade católica de tradição bizantina (greco-católica) do Algarve, constituída por muitos milhares de ucranianos, promove no próximo dia 19 de Dezembro a festa tradicional infantil de São Nicolau.

Organizada pela Escola Ucraniana de Faro, a iniciativa será presidida pelo padre Oleg Trushko, o único sacerdote greco-católico a dar apoio à comunidade ucraniana no Algarve, na igreja nova de São Luís de Faro, pelas 16h30.

A celebração do dia de São Nicolau é uma das tradições dos cristãos de rito bizantino.

Esta comunidade celebra no dia 7 de Janeiro o nascimento de Jesus Cristo, associando-se assim a muitos cristãos de rito Bizantino que seguem também o calendário juliano - calendário solar criado em 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César, que difere daquele utilizado entre nós, o calendário gregoriano.

O rito bizantino, celebrado pelos cristãos orientais, surge quando o império romano se estabelece na cidade de Bizâncio – a actual cidade de Istambul, na Turquia – ficando com duas sedes: Ocidental em Roma e Oriental em Bizâncio.

As celebrações do Natal de Jesus Cristo, por norma mais longas e muito cantadas, são realizadas separadamente para greco-católicos (ligados a Roma) e ortodoxos.

Redacção/Samuel Mendonça

Sem comentários:

Enviar um comentário