domingo, 19 de dezembro de 2010

Solidariedade: «Vida e Paz» oferece mais do que refeições

Solidariedade: «Vida e Paz» oferece mais do que refeições

Festa de Natal da organização católica oferece verdadeira cidade em miniatura para apoiar os convidados, ao longo de três dias

OC
A cantina 1 da Cidade Universitária de Lisboa está transformada, por estes dias, numa verdadeira vila em miniatura para responder às necessidades dos convidados para a festa dos sem-abrigo, promovido pela Comunidade Vida e Paz (CVP).

Cada um dos 2500 convidados que a organização católica espera tem, à sua espera, 1100 voluntários para o acompanharem ao longo de dois andares com espaços para duches, leitura, cabeleireiro, distribuição de roupas e refeições, consultas médicas e mesmo uma «Loja do Cidadão», para regularizar documentação e receber apoio jurídico, por exemplo.

O refeitório está, por isso, moldado para proporcionar as mais diversas respostas a sem-abrigo, pessoas que estão sós, especialmente idosos, e famílias carenciadas, como refere à Agência ECCLESIA Nuno Fraga, da CVP.

As ofertas vão, assim, muito para além da alimentação – hoje, jantar de feijoada; bacalhau, como é tradição, no Domingo, para concluir a festa.

Um dos espaços mais concorridos é o do cabeleireiro e maquilhagem, por onde passam mais de 70 pessoas todos os dias, um número que só não é maior pelo horário limitado de funcionamento.

A ideia, refere Joana, voluntária da Comunidade e responsável por este espaço, é ajudar as pessoas a “recuperar a auto-estima”, motivadas pela beleza exterior.

Profissionais da área oferecem o seu trabalho de forma gratuita, complementado por bijutaria e pequenos kits para homens e mulheres, com cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Outro espaço muito procurado é a «Loja do Cidadão», em particular para os assuntos relacionados com o Rendimento Social de Inserção e emissão do Cartão de Cidadão.

Na festa deste ano, que se prolonga até dia 19 de Dezembro, a organização espera servir cerca de 4500 refeições quentes e 5000 ceias, contando para isso com o apoio de militares.

Dezenas de voluntários gravitam em torno de um “armazém”, repleto de roupa, que depois de uma triagem apurada ao longo das últimas semanas, é oferecida agora a quem participa nesta festa antecipada no Natal.

Na área da saúde, a vizinha associação de estudantes da Faculdade de Medicina e a de Medicina Dentária promovem rastreios e aconselhamento que já levaram mesmo ao reenvio de convidados para o serviço de urgências do Hospital de Santa Maria.

Existem três consultórios e ao longo destes dias, para lá da Medicina Geral, vão estar presentes especialistas em pneumologia, hepatologia e pediatria.

Simbólico é o denominado “espaço aberto ao diálogo”, com apoio de psicólogos, sociólogos e técnicos de serviço social para quem queira mudar ou melhorar a sua vida.

Esta iniciativa da CVP tem, no Domingo, a festa do que é chamado carinhosamente como “casamento do ano”, entre Paulo e Filipa, uma relação que começou na rua e agora se oficializa, com vários convidados, entre eles o presidente da República, Cavaco Silva, que vai estar no encerramento destes três dias.

A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, que assume como missão “apoiar as pessoas sem-abrigo de Lisboa com o objectivo de as reabilitar e reinserir como cidadãos participativos na sociedade”.

Desde que foi criada, em 1989, esta IPSS tem consolidado a sua acção, através do projecto “Restituir a Dignidade, Alimentar a Esperança”.



Sem comentários:

Enviar um comentário