quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

"Com que Voz" de Nicholas Oulman chega aos cinemas

Cinema

"Com que Voz" de Nicholas Oulman chega aos cinemas

"Com que Voz" é também um retrato social e politico de Portugal nas décadas de 60 e 70 do século passado para além da história da estreita relação artística entre Amália Rodrigues e Alain Oulman.

Alain Oulman nasce em Lisboa em 1928 no seio de uma família judaica tradicional de origem francesa.
Era um apaixonado por livros, por música e por Amália Rodrigues, com quem colaborou de uma forma duradoura e muito próxima.
Perseguido pelo regime de Salazar e mais tarde exilado em França, Alain Oulman foi um dos grandes responsáveis por trazer para a música de Amália nomes grandes da literatura como Luis de Camões, Alexandre O'Neill, Pedro Homem de Melo ou David Mourão Ferreira.
Oulman parece ter vivido várias existências – todas elas brilhantes - que neste filme que Nicholas Oulman realiza, nos permite finalmente conhecer.

O recentemente reeditado álbum de Amália Rodrigues "Com que Voz" foi o primeiro disco em que a composição dos temas era exclusivamente assinada por Oulman.
Gravado em apenas duas noites, o álbum foi editado pela primeira vez em Janeiro de 1970.
Quarenta e um ano depois chega o documentário que nos conta esses tempos dourados de Amália e do compositor que transformou a forma como ela cantava o fado.

A película foi galardoada com o prémio de Melhor Filme Documentário de Longa Metragem no Doc Lisboa 2009.



Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário