quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ANGOLA-Vice-ministro considera que a paz permite regresso a antigas tradições

Vice-ministro considera que a paz permite regresso a antigas tradições

Huambo – O vice-ministro da Cultura, Cornélio Caley, considerou, domingo, na cidade do Huambo, que a paz está a permitir aos angolanos voltarem as tradições, fortalecendo as relações e intercâmbio entre diferentes culturas no país.
O facto foi manifestado durante a cerimónia de encerramento do primeiro festival nacional de música e dança tradicional, que juntou durante três dias 20 grupos de 17 províncias e de Companhia de Cantos e Dança de Moçambique, uma actividade que teve por objectivo estimular e divulgar a diversidade da cultura nacional.
O governante referiu que nos últimos tempos os músicos transmitem os ganhos e a alegria graças à conquista da paz, que está a contribuir na mudança da consciência dos angolanos.
"Com a realização do primeiro festival nacional de música e dança tradicional conseguimos estreitar a solidariedade, fazer amizades e termos maior conhecimento de diferentes ritmos dos povos que compõem o nosso querido país e um dialogo com os ancestrais e assim realizamos um dos sonhos de Agostinho Neto, porque voltamos às nossas tradições com a conquista da paz", sublinhou.
O vice-ministro da Cultura considerou que a realização do festival não transmite apenas o quotidiano da vida dos angolanos, visto que enaltece a forma mais alta de expressão dos antepassados.
Por seu turno, o governador do Huambo, Fernando Faustino Muteka, enalteceu a realização do primeiro festival nacional de música e dança tradicional, pois enquadra-se no programa dos festejos do 35º aniversário da independência nacional, numa acção que visa a valorização e o resgate dos valores culturais do povo angolano.
Fernando Faustino Muteka reafirmou o que se acabou de assistir e testemunhar tem haver com a expressão poética contida em duas estrofes celebre de Agostinho Neto, "a frescura da mulemba, às nossas tradições, aos ritmos e à fogueira havemos de voltar", princípios que têm que ser abraçados pela juventude.
"Estamos realmente a voltar às nossas tradições pela manifestação e a elevada diversidade de estilo de dança e de música tradicional que assistimos, representa para nós uma grande oportunidade de intercâmbio cultural, constituindo um factor de identidade e unidade nacional e de cidadania", destacou.
O governante acrescentou que a realização do primeiro festival nacional de música e dança tradicional representa um grande passo para o desenvolvimento e promoção da cultura nacional e fundamentalmente para a identidade cultural.


Sem comentários:

Enviar um comentário