terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"Mistérios de Lisboa" de Raúl Ruriz vence Prémio Louis Delluc

Cinema

"Mistérios de Lisboa" de Raúl Ruriz vence Prémio Louis Delluc

Este prémio, que destaca o Melhor Filme do Ano em França, bateu obras como "O Escritor Fantasma", de Roman Polanski, ou "Carlos", de Olivier Assayas.
O Prémio Louis Delluc.já distinguiu obras de cineastas marcantes como Jean-Luc Godard, François Truffaut, Jacques Tati ou Éric Rohmer, segundo nota enviada à comunicação social.
Segundo a mesma nota o prestigiado prémio internacional coroa um percurso de sucesso para esta adaptação de Camilo Castelo Branco, depois de vencer a Concha de Prata para Melhor Realizador, no Festival de San Sebastián, e o Prémio da Crítica, na Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo.
Esta distinção reafirma a qualidade desta produção nacional, ainda em exibição nos cinemas, que se destacou de uma lista de nomeados de luxo, que incluía "Tournée", de Mathieu Amalric, "Dos Homens e dos Deuses", de Xavier Beauvois, "White Material", de Claire Denis, "Des Filles en Noir", de Jean-Paul Civeyrac e "La Princesse de Monpensier", de Bertrand Tavernier.
Em França o filme continua a cumprir o seu percurso encontrando-se em exibição em cinco salas de cinema de Paris e, por todo o país, dezenas de cidades acolhem a obra do cineasta chileno.
Bordéus, Lyon ou Toulouse são algumas destas cidades, onde inclusivamente o filme se encontra em exibição há largas semanas.
No entanto o percurso do filme não ficará por aqui, uma vez que existem exibições agendadas para dezenas de cidades, de Marselha, Lille, Nice, até ao final de Janeiro.
Em Portugal, o filme encontra-se em exibição em Lisboa , no Cinema King, e em diversas localidades do país.

Mistérios de Lisboa será exibido no Cine-Teatro S. Pedro, em Abrantes, no dia 22.
Em Janeiro, será a vez de Faro, Portimão e Sesimbra assitirem a este premido filme do realizador chileno.



Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário