terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Por um Natal e passagem de ano sem ressaca

Por um Natal e passagem de ano sem ressaca

Frei Fernando Ventura fala num Deus que «toca a história» da humanidade e exige a sua transformação

O religioso capuchinho Fernando Ventura espera que os cristãos saibam fazer da quadra natalícia e da passagem de ano mais do que "pacotes, embrulhos" e "aumentos de colesterol".

Em entrevista ao Programa ECCLESIA, Frei Ventura diz que numa cultura que "privilegia mais o embrulho do que a prenda", é necessário lembrar a "impossibilidade absoluta de separar o Natal da Páscoa, a encarnação da redenção".

Para o religioso católico, Natal não pode ser apenas o dia 25 de Dezembro, mas a celebração constante da "conversão de Deus à história", do "Deus que toca a história da humanidade e se faz tocável".

Numa espécie de "provocação", Frei Fernando Ventura desafia os fiéis a perguntarem qual é a "religião de Deus" e diz que ele "acredita na capacidade" que cada ser humano tem de "ser relação com Ele, sendo relação com os outros".

O religioso espera que o discurso sobre a esperança, habitual nesta quadra, leve as pessoas a entenderem-se como "agentes de transformação" da sua história e do seu tempo.

Para o início de 2011, Frei Fernando Ventura promove a iniciativa "1 segundo para Deus", pedindo que o primeiro instante do ano novo seja dedicado à comunhão espiritual com todas as pessoas do planeta, independentemente das suas convicções religiosas, num "abraço universal".

"A ideia é de que, à medida que o novo ano fosse entrando em cada fuso horário, houvesse alguém com vontade de sair de si, em oração, independentemente da sua sensibilidade religiosa", promovendo "acima de tudo um encontro de humanidade", explica o religioso católico à Agência ECCLESIA.

O biblista pretende que o início de 2011 constitua, do "Oriente ao Ocidente", uma "elevação espiritual" que possa "tocar todos os povos", incluindo as "sensibilidades não religiosas" que "partilham o ser pessoa".

A iniciativa ambiciona fazer "de uma nova década o início de um novo ciclo, aumentando a consciência universal da necessidade absoluta de ir para além das fronteiras religiosas, percebendo que Deus não tem religião nem limites filosóficos", diz Fernando Ventura.

"1 segundo para Deus" está a ser divulgado pelas redes sociais, em particular o Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário