segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Antológicas de grandes mestres da pintura em 2011

Cultura Outros

Antológicas de grandes mestres da pintura em 2011

sta é a segunda parte da exposição dedicada ao tema da natureza-morta que o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian iniciou em 2010, na altura com cerca de 70 obras dos séculos XVII e XVIII.
A segunda parte da mostra - que estará na Gulbenkian entre 21 de Outubro de 2011 e 08 de Janeiro de 2012 - abarca o período entre 1840 e 1955, e reunirá cerca 50 artistas consagrados, como Paul Cézanne, Max Ernst, Salvador Dali, Marcel Duchamp, Paul Gauguin, Emil Nolde, René Magritte, Ferdinand Léger, Claude Monet e Juan Gris.
Também estarão representados grandes artistas portugueses como Maria Helena Vieira da Silva, Eduardo Viana e Amadeo Sousa-Cardoso entre um total de cerca de 120 obras, revelou a Lusa, citando fonte da Gulbenkian.
Com comissariado de Neil Cox, será dedicada à modernidade do século XIX e às alterações fundamentais ocorridas na primeira metade do século XX, revelando a renovação do interesse e pelo tema por parte dos artistas da vanguarda francesa, realistas e impressionistas.
No Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, o director, António Filipe Pimentel, destacou a exposição "(R)evoluções e (Des)continuidades. Neoclassicismo e Romantismo em Portugal", que estará patente entre Novembro de 2011 e Janeiro de 2012.
Esta será "a grande aposta" do MNAA no próximo ano, resultado de "um tríptico programático que envolverá o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, e
o Museu Berardo, assinalando o centenário das duas primeiras instituições".
"Trata-se de um balanço crítico do ambiente estético nacional, num período complexo onde, entre tradições e rupturas, se determinaria um modelo de contemporaneidade", sublinhou António Filipe Pimentel.
No Museu Colecção Berardo, vão estar em destaque exposições sobre dois nomes fundamentais da arte contemporânea portuguesa. Pedro Cabrita Reis será alvo da primeira grande retrospectiva da obra em Lisboa, entre Julho e Outubro, intitulada "One after another: a few silent steps".
O museu pretende ainda realizar, entre Outubro de 2011 e Janeiro de 2012, "a mais ampla e significativa exposição" dedicada à obra de Nikias Skapinakis, artista nascido em Lisboa, em 1931.
A exposição, comissariada por Raquel Henriques da Silva, organiza-se em seis núcleos: Lirismo Expressionista, Para o Estudo da Melancolia em Portugal, Parafiguração, Monocromatismo e Recuperação da Cor, Pintura Mirambulante e o Ponto Metafísico.
No Porto, o museu da Fundação de Serralves vai mostrar, entre Janeiro e Abril de 2011, a primeira exposição monográfica dedicada à obra do artista francês Gil Wolman (1929 – 1955) realizada em Portugal, com obras e documentos que investigam a intersecção e a alteração das linguagens visual e textual.
Wolman foi um destacado membro do movimento artístico e intelectual criado em meados dos anos 1940 e designado letrismo, cujos representantes exploravam novas sínteses entre a escrita e as artes visuais.
(ES)


Sem comentários:

Enviar um comentário