domingo, 21 de setembro de 2014

Vitalinas e Galos de São Roque - Por Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano.


Vitalinas e Galos de São Roque - Por Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano.

E tira o pó, Vitalina,
 Bota o pó, Vitalina,
Môça velha não sai mais do caritó

(cantiga popular)

Certas coisas da infância, vividas numa fazenda de café no Brasil, eu não esqueço. Uma delas era o fato de que os patrões, vez ou outra, «convocava» uma moça dentre as colonas da fazenda, para servi-los na capital, como empregada doméstica. Estava em marcha a formação de mais uma vitalina, ou galo de São Roque:

A)- Como dizia acima, este evento era encarado como «oportunidade de ouro» para tais moças, uma vez que aos olhos dos pais de tão «sortuda» moçoila e aos dela, principalmente; aquela era a única chance que tinham para evitar trabalhar o resto da vida puxando a enxada nas plantações de subsistência ou nas colheitas de café ou cana.

A escolha final era da «mulher do patrão», que muitas vezes tinha até dificuldade na escolha, dado o grande número de pretendentes.

A escolha, em geral se dava para a mais jovem ou para a mais bem apessoada. Via de regra, ser mais jovem e mais bonita eram qualidades tidas como essenciais. Ato contínuo, o fazendeiro chamava o colono, pai da moça escolhida e assegurava a este que faria de tudo pela filha do colono, sendo para ela um verdadeiro pai, ou padrinho.

A menina, ou pequena escrava, como queiram, a quem a Lei ??urea da Princesa Isabel nunca soube nem teve ciência, passa a chamar seu «protector» de padrinho e sente por ele uma enorme gratidão.

Essa pequena escrava que o patrão do pai pegou para «criar», transformando-se numa mártir doméstica: faz todo o trabalho duro da casa. Sempre é ela a primeira a acordar a última a ir dormir. Não há serviço, por pior que seja, que não solicitem a ela que o faça. Muitas vezes tem para dormir um velho e surrado catre ou até uma rede armada num canto da despensa, o mais escondido possível das visitas importantes ou conhecidos da boa sociedade. 



Leia este tema completo a partir de 21 de Setembro de 2014 carregando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário