sábado, 20 de setembro de 2014

SEGREDOS DO ALGARVE - Texto de Lina Vedes


SEGREDOS DO ALGARVE - Texto de Lina Vedes


A partir de 1947 comecei a frequentar a escola primária da Sé de Faro, situada na parte velha da cidade, na Rua Rasquinho.

 Todas as tardes, de bata branca, obrigatoriedade escolar, saía de casa perto do Largo da Palmeira carregando a pasta com o lanche, sebenta, o livro único de leitura, uma caixa de madeira com tampa deslizante onde guardava o lápis de escrever, borracha e caneta de aparo.

 Num desses anos de escola primária, a professora D. Maria Pires e suas estagiárias, lançaram a turma na descoberta do Algarve.Cada uma de nós, individualmente ou em grupo, teria de encontrar motivos para amar não só a nossa cidade, como todo o Algarve.

 A proposta de trabalho, inovadora para a época, foi tão bem lançada que de imediato toda a turma vestiu a capa de detective/investigador e partiu à descoberta dos encantos secretos da província algarvia.Com alguma orientação fomos colocando, aos poucos no devido lugar, as peças do puzzle Algarve. Todos os trabalhos seriam «passados a limpo» para folhas de cartolina, com letra bem legível e desenhos bem executados e bem pintados
 .
 Fariam parte do nosso «jornal de parede».
Nessa tarefa nada foi esquecido.
 Descobrimos que desde Sagres a Vila Real de Santo António, desde a serra ao mar, o torrão algarvio era pitoresco e encantador, com os costumes puros da sua gente comunicativa, que fala cantando desconhecendo as asperezas da vida, abençoados pelas dádivas da Natureza.

 Como pertença deste paraíso, chamado Algarve, constatámos possuir um clima ameno, um céu azul intenso rutilante de estrelas, um sol fonte de luz e calor, um solo matizado inebriante de aromas, um mar cálido azul a espreguiçar-se pelas finas areias douradas ou moldando, com os seus embates, os rochedos da costa.


Leia este tema completo a partir de 21 de Setembro de 2014 carregando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário