segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A competência causa medo… - Texto de Irene Fernandes Abreu no Blogue Valium 50 - Macau- China



A competência causa medo… - Texto de Irene Fernandes Abreu no Blogue Valium 50 - Macau- China

A violência é o último refúgio do incompetente. (Isaac Asimov)

Não se atreva a ser «diferente» ao mostrar rasgos de compreensão, que mostrem ao «outro», que é inteligente e competente, porque a sua vida vai tornar-se muito complicada.

Não raro temos encontrado pela nossa vida, gente incrivelmente incompetente em lugares complexos, onde deveria haver alguém mais qualificado.Encontramos inúmeros exemplos de pessoas medíocres (e até idiotas), sem talento que estão bem na vida à custa do trabalho de outrem, porque teve a sorte de ter um «padrinho» ou um «amigo»que o colocou naquele lugar…

A maior parte das pessoas encostadas em posições políticas e de chefia são medíocres e têm um indisfarçável medo da inteligência. Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista dessas posições. Eles conhecem bem as suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna às costas.

Na medida em que admiramos a facilidade com que os mais lúcidos resolvem os problemas, os medíocres passam a vida a repudiá-los, para se defenderem. E é um paradoxo angustiante! Infelizmente temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida.




Sem comentários:

Enviar um comentário