segunda-feira, 26 de maio de 2014

Série : Eu e Paderne - A NOSSA FORMA DE ESTAR… - Texto de João Brito Sousa


Série : Eu e Paderne - A NOSSA FORMA DE ESTAR… - Texto de João Brito Sousa

Anda carecida de ética a nossa forma de estar ou de nos relacionarmos. A sociedade deverá ter um comportamento ético, seja, deve colocar em prática, uma maneira de ser respeitável, possuindo um carácter consubstanciado em atitudes que tenham em conta, princípios e valores tidos como credíveis. A existência de ética ou não, na nossa maneira de estar, deriva da forma muito ou pouco correcta como nos comportamos em sociedade..

Vem isto a propósito, de algumas medidas tomadas pelo Governo, que mesmo parecendo de teor, no mínimo deselegante, os nossos dirigentes não se ensaiaram nada para as colocar em prática. Igualmente fizeram os responsáveis Europeus, o que torna a deselegância generalizada.

 Afinal em que ficamos? Poderemos nós, os vulgares cidadãos votantes, confiar nas personalidades governantes, que, nos respectivos Países cada um de nós elegemos? Aparentemente, não podemos.

 O que se passa neste momento no nosso País, em particular e na Europa em geral, é uma actuação dos líderes que deixam muito a desejar, porque da sua actuação resultam, aparentemente, elevados benefícios para determinadas elites e graves prejuízos para a classe trabalhadora, que é a ferramenta indispensável para a recuperação de qualquer economia.

 O candidato a Presidente, Piririca, apresentou-se na campanha eleitoral no Brasil, com o seguinte slogan «COM PIRIRICA, ISTO PIOR NAO FICA». Ora, este homem, que não sabe escrever (num ditado deu 9 erros em 10 palavras) ao apresentar esta máxima, está a querer dizer, que, no seu entendimento, a dimensão do mal estar sofrido pelas populações, está directamente ligado a uma má governação, que na sua, não dependia nada do facto do Presidente ter ou não ter diploma conferido pela Universidade. Os que têm passado e que continuam a passar pela Presidência, possuindo esse tal diploma, não garantiram fazer melhor do que ele, analfabeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário