sexta-feira, 2 de maio de 2014

CHOMSKY - As 10 Estratégias de Manipulação Mediática


CHOMSKY - As 10 Estratégias de Manipulação Mediática

Recolhido em Filhos de um Deus Menor

 Chomsky e as 10 Estratégias de Manipulação Mediática.
 O linguista estadunidense Noam Chomsky elaborou a lista das «10 estratégias de manipulação» através dos média:



«1- A Estratégia da distracção

 O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e económicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.

«Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto «Armas silenciosas para guerras tranquilas»)».

 

 2- Criar problemas, depois oferecer soluções

 Este método também é chamado «problema - reação - solução». Cria-se um problema, uma «situação» prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise económica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

Leia este tema completo a partir de 10 de Maio de 2014 carregando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário