quarta-feira, 16 de abril de 2014

William Faulkner, A Fábula - Recolhido em contra mundum e ípsilon


William Faulkner, A Fábula - Recolhido em contra mundum e ípsilon


« Então fica com o mundo — disse o velho general. — Eu reconhecer-te-ei como meu filho; juntos fecharemos a janela sobre esta aberração e trancá-la-emos para sempre. Depois abrir-te-ei outra num mundo que nem César nem sultão nem khan alguma vez viram, que nem Tibério nem Kublai nem todos os imperadores do Leste alguma vez sonharam, nem Roma ou Baiae, um mero depósito para a rapina de salteadores e bagnio para uma derradeira exaustão de estruturas terminais dos seus axónios antes de regressarem aos seus desertos sombrios para arrancarem mais de um ou enfrentarem no lar as facas contratadas dos seus subalternos imediatos e ávidos para os curar da necessidade de ambos.» 1

 Poucas vezes um dos mitos fundadores da cultura ocidental terá sido reencenado com a força subversiva que encontramos neste livro tardio de W. Faulkner. Este é um romance que transporta para o século XX algumas das estruturas narrativas fundadoras do Ocidente: a figura do Filho, (o cabo — um Cristo obscuro e relutante) e a figura do Pai (o general — um todo-poderoso que funda o seu poder na recusa do próprio poder) são os centros de um relato de matriz bíblica complexo e perturbante.

Iniciado em 1944, em plena barbárie da Segunda Guerra, Faulkner regressa neste livro ao cenário da Grande Guerra para desenhar um exercício de resistência passiva: na manhã da batalha, diante da ordem de avançar, todo um regimento se imobiliza nas trincheiras. Pouco pode a máquina de guerra contra a vontade da não acção. Mais do que Bartleby, há aqui uma subversão da ideia de poder e de civilização. Viralmente multiplicável, mais destrutiva do que a própria destruição, a inscrição do indivíduo e da vontade no interior da máquina de guerra coloca a nu a natureza da civilização.




 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário