segunda-feira, 28 de abril de 2014

O CULTO DA MESA - Texto de Lina Vedes


O CULTO DA MESA - Texto de Lina Vedes

 Em tempos idos, não podem ser muitos, porque não me considero velha (nasci em 1940)… cada acontecimento era festejado com um envolvimento característico. Explico melhor acrescentando que, só na altura da Páscoa, apareciam as amêndoas doces, os folares e outros. Pelo Natal, era a vez do bolo-rei, filhós, empanadilhas, peru, não permitindo o enjoo dessas novidades, tornando-as bastante desejáveis.

A situação financeira da minha família não era pródiga, seríamos remediados para menos. Não havia fome, mas contenção na quantidade considerada de luxo. Um bolo, era tão raro, que bastava a palavra para encher a boca de água e qualquer um era apreciado até à última migalha.

O pão era a base de tudo. Aos lanches ou ao pequeno-almoço, poderia ser comido com azeite e açúcar, com banha corada (levando alho, pimentão, louro, salsa, tudo frito), com toucinho cru ou cozido, frito em azeite, envolvido com leite e ovos (fatias douradas)… Fiambre, queijo, paio, mortadela ou manteiga eram produtos raros.

As frutas, só se comia, as da época. Desconheciam-se muitas qualidades hoje consideradas vulgares, como as anonas, kiwis, mangas, papaias e outras. Também existiam as frutas inacessíveis ao orçamento familiar – ananás, morangos, cerejas…

O leite, era recebido, diariamente, pela manhã e fervido. Criava uma «nata» que era retirada e colocada num recipiente com uma pedrinha de sal. Ao fim de dias era batida, energicamente, e servia de manteiga.

Leia este tema completo a partir de 10 de Maio de 2014 carregando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário