sábado, 5 de abril de 2014

A lenda da Prímula ou Primavera - Texto de Dulce Rodrigues



A lenda da Prímula ou Primavera - Texto de Dulce Rodrigues 

 A Primavera é anunciadora de renascer e com ela assistimos, com efeito, a um recomeço do ciclo natural das estações. A Natureza acorda da letargia a que a submeteu o Inverno, maravilhando-nos com uma profusão de cores – as das flores.

 De entre essas flores, distingue-se a prímula. O nome botânico desta flor vem da palavra latina primula, que significa «a primeira» e indica que esta planta é uma das primeiras a florir na Primavera em certas regiões mais frias. Mas também se lhe chama «primavera», nome que vem do Latim primo vera e que significa «no princípio da Primavera».

Existem várias lendas associadas a esta flor, mas a que vos vou contar refere-se sobretudo a uma variedade espontânea, de cor amarela, cuja forma como as flores se apresentam dispostas na planta faz lembrar um molho de chaves.

 Segundo a lenda, São Pedro – o guardião da porta do céu – estava um dia muito sossegado a fazer a sua sesta, quando ouviu um barulho vindo da porta das traseiras. Alguém estava a tentar entrar no céu por essa porta, em vez de usar a porta da frente, da qual ele tinha as chaves.

 Ainda um pouco estremunhado, São Pedro levantou-se e foi ver o que se passava. Mas estava de tal modo ensonado, que o molho de chaves lhe caiu das mãos e foi parar à terra. Então – ó milagre – o molho de chaves criou raiz e daí surgiu uma linda planta com flores amarelas.

 Como se estava na Primavera e essas foram as primeiras flores a aparecer, ficaram a chamar-se primaveras ou prímulas. Como se diz que nasceram do molho de chaves de São Pedro, em alguns países existem variantes do nome: na Alemanha chamam-se também «pequenas chaves do céu»; na Inglaterra são conhecidas por «flor das chaves»e também por «planta de Pedro»; na mitologia nórdica, a flor era dedicada à deusa Freya, a Virgem das Chaves, mas quando esses países do norte da Europa se tornaram cristãos, o culto foi transferido para Nossa Senhora e a planta passou a chamar-se «Chaves de Nossa Senhora» e também «Chaves do Céu».




Sem comentários:

Enviar um comentário