segunda-feira, 13 de outubro de 2014

JULINHA E A AMIGA FADA - Conto Infanto - Juvenil de Avómi (Cremilde Vieira da Cruz)


JULINHA E A AMIGA FADA - Conto Infanto - Juvenil de Avómi (Cremilde Vieira da Cruz)
 

A Julinha é uma menina inteligente, bonita, simpática, sempre atenta a tudo que lhe possa ser útil e quando está com outras crianças da sua idade, mas distraídas, não enaltece a sua sabedoria. Ela lê e escreve com desenvoltura e responde a certas perguntas como se de pessoa crescida se tratasse.

 As outras crianças encontram na Julinha algo diferente, já que tudo sabe e nunca se embaraça. Se lhe fazem uma pergunta e tem qualquer dúvida, diz:
- Espera aí um bocadinho, que vou consultar quem sabe mais que eu, para poder dar uma resposta correcta.

 Corre para o pai ou para a mãe, faz a pergunta e aquele que a esclarecer, fá-lo com todo o rigor. Dirige-se então a quem lhe fez a pergunta e, muito simplesmente, sem qualquer vaidade, explica até ao pormenor. Como se pode imaginar, a Julinha é o centro das atenções onde quer que esteja e é admirada por todos que a rodeiam.

 Uma vez ia a Julinha para o Colégio, encontrou uma menina lavada em lágrimas e tiritando de frio. Trazia um vestido muito velho e não tinha sapatos. Era Inverno e todas as pessoas andavam bem agasalhadas, por isso só podia tratar-se de criança muito necessitada. A Julinha dirigiu-se à menina, pôs-lhe a mão no ombro e perguntou-lhe porque chorava, ao que ela respondeu:
- Tenho frio e fome.




Sem comentários:

Enviar um comentário