terça-feira, 28 de outubro de 2014

AS CRIANÇAS POBRES DOS MEIOS RURAIS - Texto de Paulo em Filhos de um Deus Menor


AS CRIANÇAS POBRES DOS MEIOS RURAIS - Texto de Paulo em Filhos de um Deus Menor
 

 A criminalidade infantil é uma realidade inquestionável. Os criminologistas dos nossos dias ainda não estão sensibilizados para compreender certas espécies de crianças -incendiarias, ladras, mentirosas, das que urinam na cama, das de mau génio, etc...

 Em nome dos superiores interesses da criança discutem-se - nos corredores dos tribunais, nas escolas, nos agregados familiares, infantários, creches - novos conceitos de educação infantil. Mas, ainda assim, cada vez mais se encontram crianças infelizes. Em hostilidade aberta consigo próprias, e, em consequência, em «guerra» com o quotidiano onde se movem.

 Os mais variados especialistas, procuram, - sem êxito -nos seus «doutos» conhecimentos científicos, uma resposta para o fenómeno. Porém, para compreender o «fenómeno»é necessário não esquecer que hoje temos uma sociedade de crianças ricas e pobres. O Ministério da Educação e a Igreja, parece terem esquecido as crianças pobres dos meios rurais.

Infelizmente - por mais estranho que possa parecer - as crianças pobres têm no Ministério da Educação e na Igreja dois sistemas, cujos fins específicos parecem estarem ao serviço da desvalorização e repressão psicológica, dos sectores pobres da sociedade. Sempre debaixo da aparência de «paternalismo», de quem cumpre fins ao serviço da cultura e da ajuda espiritual.

Sem comentários:

Enviar um comentário