quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Jornal Raizonline nº 260 de 26 de Novembro de 2014 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Cinco anos de Raizonline


Jornal Raizonline nº 260 de  26 de Novembro de 2014 - COLUNA UM - Daniel Teixeira - Cinco anos de Raizonline

Chegamos hoje ao número 260 deste despretensioso jornal cultural que tem e teve sempre como objectivo servir de ponto de encontro a várias culturas dentro da geografia do português como base.

Já estivemos melhor em termos de abrangência geográfica em termos numéricos, porque quanto aos horizontes que se manifestaram desde logo nos primeiros números essa mantém-se praticamente inalterável.

Temos colaboradores de Portugal, Brasil, Angola e Cabo Verde, estes situados geograficamente nos países que lhes são próprios, tivemos colaboradores de S. Tomé e Príncipe, igualmente geograficamente situados e temos colaborações que nos vêm dos mais diversos pontos do Globo onde existem comunidades portuguesas: Suíça, Bélgica, Estados Unidos da América, Canadá, Macau - China, Tailândia e Grã Bretanha.

Cada uma destas origens das colaborações podem quase dividir-se em dois grupos: um que «fala tu cá tu lá» connosco e uma outra vertente que é a chamada vertente da saudade.

Esta última, a vertente da saudade, não se demonstra apenas pelas colaborações que aqui vão sendo colocadas, alguma sem identificação do local, mas também pelo número de visitas às nossas páginas.

Em rigor e se virmos o mapa (carregar aqui) que tem o mesmo endereço que está colocado nesta barra à esquerda, veremos que temos visitantes de todo o mundo, sendo raro o país que não tem visitado a nossa página, partindo do princípio de que onde quer que seja há sempre, pelo menos, um português ou alguém que entenda o português, uma vez que todas estas origens de colaborações (de saudade ou não) têm os seus leitores espalhados pelo mundo.


Leia este tema completo a partir de 26 de Novembro de 2014 carregando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário