domingo, 30 de setembro de 2012

 
Recordações de Faro - O Largo de S. Sebastião - Por João Brito Sousa 
 
O Largo desempenhou grande função social nas aldeias, vilas e cidades, pois era ali que, noutros tempos, se juntava gente aos magotes para comemorar qualquer coisa.
 
O Largo era o centro das localidades e era através do Largo que o povo comunicava com o mundo, como diz Manuel da Fonseca em «O Fogo e as Cinzas». Era ali que os viajantes se apeavam das diligências e contavam as novidades. Também à falta de notícias, era aí que se inventava alguma coisa que se parecesse com a verdade. Nada a destruía; tinha vindo do Largo.
 
Estas crónicas contribuem para aumentar o elo de ligação à cidade que continuo a adorar, porque Faro é a minha cidade, a cidade que muito contribuiu para o estatuto de homem que hoje possuo.
 
Falar de Faro, para mim, constitui uma aproximação às origens, e na minha escrita, apraz-me recordar locais e nomes de pessoas e contar algumas peripécias de outros tempos, que tenham acontecido comigo ou que tenha sido testemunha aí para essas bandas de S. Sebastião.
 
Quem entra em Faro e vem do lado do antigo Posto da Polícia de Viação e Trânsito em direcção ao refúgio Aboim Ascensão, à esquina da primeira rua à esquerda, que antigamente ia dar à estrada da Senhora da Saúde, ficava aí um estabelecimento comercial de comes e bebes e mercearia, salvo erro, cuja exploração pertencia a um polícia, cujo filho, o Zézinho «Polícia», que me parece estar a residir em Coimbra costumava andar aí com a gente.
 
Continuando em direcção ao Refúgio, primeira à direita é o Largo de S. Sebastião, zona de residência da minha colega de Magistério, a Professora Marciana. Gente «célebre» daí do meu tempo eram os irmãos Primitivo, o Jorge e o Teófilo, o Joaquim Padeiro, o Jorge Tavares e o Ludovico, todos lá da Escola Comercial.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário