domingo, 30 de setembro de 2012

 
Conto de Ilona Bastos - Fauna & Flora: PARA O MEL DAS ABELHAS
 
 
Sobre a relva molhada encontrámos um objecto encantador. Debruçámo-nos e segurámo-lo na ponta dos dedos em flama, trazendo-o até ao alcance do nosso olhar.
«Mas é uma flor!», exclamámos, com surpresa, observando o mimoso centro amarelo, rodeado de um tufo circular de delicados filamentos brancos.
 
Maior espanto nos tomou quando analisámos a base daquela pequena jóia e percebemos que se tratava de um daqueles cones, reboludos e cheirosos, semelhantes a botões antigos, que são os frutos do eucalipto.
 
Alargámos o nosso olhar em direcção ao céu e avistámo-los, os enormes eucaliptos. Lançámo-lo sobre a relva, em redor, e vislumbrámos dezenas dessas pequenas flores, aninhadas no tapete verde que a chuva molhara e o vento despenteara. Flores de eucalipto! Tantas!
 
Escolhi algumas, de entre as mais compostas (outras, pisadas, empurradas, esmagadas contra as pedras, haviam perdido o seu aprumo natural) e transportei-as cuidadosamente para o escritório.
 
Maravilhada, mostrava-as aos colegas de gabinete, às senhoras do apoio. E, para minha admiração, todos afirmavam nunca ter visto flores iguais!
 
Afinal, na Internet lá as encontrei, as flores do eucalipto, tão abundantes no nosso país de clima húmido e temperado! E soube que estas flores são das favoritas das abelhas, que dali fazem o seu mel!
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário