sábado, 29 de setembro de 2012

Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - Concepção logosófica das palavras - Acepção do vocábulo «humildade» - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL

 
Fundação Logosófica – Em Prol da Superação Humana - São Paulo - Concepção logosófica das palavras - Acepção do vocábulo «humildade» - Carlos Bernardo González Pecotche – RAUMSOL 
 
Humildade.
 
– Virtude cristã que consiste no conhecimento de nossa baixeza e miséria, e em agir conforme ela. Ato de alguém se anular perante Deus ou de se considerar inferior ou de menos mérito ante os homens. Baixeza de nascimento ou de qualquer outra espécie.
 
Submissão, subordinação. Humildad de garabato: é a humildade falsa ou afetada. Teoria ascética: A humildade provém do conhecimento de nossa posição real perante Deus, de que nada valemos e de que tudo provém d´Ele. Com respeito à sociedade, é o conhecimento real do que devemos a ela, no que diz respeito à nossa formação moral, científica, social e religiosa.
 
– Ascética cristã: Base e fundamento de todas as virtudes, porque, sabendo de verdade quanto se vale, não se edificará sobre o erro e a falsidade. Sob este conceito, não se pode confundir com o pessimismo. Significa ser livre dos exageros do orgulho e, portanto, favorece o desenvolvimento normal de nossas faculdades e aptidões e nos habilita a corrigir as nossas deficiências. A humildade leva como distintivo a modéstia e a flexibilidade (não volubilidade) do juízo próprio. O verdadeiro humilde foge do fausto aparato exterior, é condescendente com o próximo. Tem certa desconfiança de seu próprio juízo e busca conselho do prudente e sábio.
(Diccionario Enciclopédico Espasa-Calpe.)
 
Vamos esmiuçar, neste estudo, o conteúdo da palavra humildade. Nele se poderá avaliar, de imediato, como o conceito logosófico difere quase que em absoluto do que se tem correntemente. E ainda que em alguns aspectos pareça coincidir com a opinião mais familiar ao entendimento humano, em sua descrição e em seu conteúdo se poderá ver, ao mesmo tempo, ao aprofundar-se na análise, uma pronunciada diferença.
 
 
 
 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário