Poesia em Festa na Casa da América Latina
Em Março há várias datas importantes a comemorar. Entre elas destacamos o Dia Internaciohnal da Poesia e o Dia Internacional da Mulher.
Deste modo a Casa da América Latina decidiu festejar a datas com um Festa da Poesia em que as duas vertentes são assinaladas com diversos eventos. Com cinema, uma feira do livro e poesia dita por outras poetisas são alguns dos acontecimentos que preencherão este mês em que a Poesia e a Mulher são o centro destes eventos.
Nomes como Dulce María Loynaz, Angela Botero, Blanca Varela, Carilda Oliver Labra, Delmira Agustini, Gioconda Belli, Jacicarla Souza da Silva, Cecília Meireles, Juana de Ibarboron, Gabriela Mistral, Juana Ines de la Cruz, Julia Prilutzky Farny, Dulce Tortura, Lina Zeron, Adélia Prado e tantas outras surgirão em momentos diferentes da programação.
Assim, a 2 de Março, pelas 18:30, realiza-se um encontro das poetisas portuguesas Maria Teresa Horta, Ana Luísa Amaral e Filipa Leal com as suas poetisas latino-americanas preferidas numa "Ode às Poetisas".
Apresentado por Inês Pedrosa, directora da Casa Fernando Pessoa, passa, pelas 19:00 do dia 9 de Março, "Palavra Encantada" (Brasil, 2008, 86') um documentário sobre a relação entre música e poesia que percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro. Trata-se de um documentário premiado na categoria de melhor direcção de longa-metragem documentário no Festival do Rio, 2008.
Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, o filme passeia pela música brasileira até aos dias de hoje, com performances musicais, pesquisa de imagens e depoimentos de grandes nomes como Adriana Calcanhoto, Chico Buarque, Lenine, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Zélia Duncan, Caetano Veloso e Tom Jobim.
A 16 de Março, pelas 18:30, Lauren Mendinueta, poetisa colombiana que vive em Portugal, recitará poemas de sua autoria.
Na tarde de quarta-feira, dia 23, pelas 18:30, Isabel Araújo Branco, Mestre em Estudos Contemporâneos da América Latina e em Literatura Comparada, irá abordar a vida e obra de Sor Juana Inés de la Cruz, nascida no México, em 1648, que é uma das autoras mais importantes da literatura hispano-americana. Sor Juana é considerada uma das primeiras defensoras dos direitos da mulher na América Latina. A sua poesia é marcada pelas contradições e pelos jogos intelectuais barrocos. Nesse mesmo dia, pelas 19:30, a actriz Júlia Lello e o guitarrista João Roque farão um recital em torno de poetas e compositores latino-americanos, portugueses e espanhóis. A "Festa da Poesia da Casa da América Latina" terminará dia 25, com uma maratona de poesia onde, das 18:00 às 00:00 todos podem participar lendo o seu livro ou ouvindo outros lerem poemas vindos da América Latina. A dinamização deste serão poético está a cargo de Ozias Filho, editor e poeta e da jornalista Francisca Cunha Rêgo.
Durante as várias actividades da "Festa da Poesia", a Casa da América Latina associa-se à Livraria Poesia Incompleta e recebe uma Feira do Livro com a exposição de livros exclusivos e inéditos em Portugal. Alguns deles estarão à venda a preço especial.
A entrada é livre.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário