sexta-feira, 25 de março de 2011

"Illusionist" de Chomet apresentado na Monstra

Cinema

"Illusionist" de Chomet apresentado na Monstra

A par das curtas que diariamente passam no cinema São Jorge como no City Alvalade, as longas metragens têm ocupado o seu espaço também nas duas salas de cinema.

"Piercing 1" de Liu Jian é um filme duro assim como foi dura a história da sua origem.
O realizador tinha um sonho: realizar um filme de animação. Vendeu tudo e sozinho, completamente só, sem apoios de qualquer espécie realizou o primeiro filme chinês independente na área da animação, e realizou o seu sonho.

Talvez por toda estas dificuldade o filme não tem grandes recursos técnicos e é o retrato de uma China marginal, conflituosa, corrupta, e onde o sonho tem pouco espaço. Pelo menos sabemos que deu para realizar o sonho de Liu Jian.

"Illusionist" que terminou a noite de filmes desta quarta feira é um espantoso filme de Sylvain Chomet que agarrou num argumento de Jacques Tati e o tranformou numa história de afectos plena de ternura e carinho.
O Ilusionista conta a história de dois destinos que se cruzam, um ilusionista em fim de percurso e uma jovem de um bar da Escócia que sonha com o mistério que adivinha no ilusionista. Não falam a mesma língua mas falam o mesmo afecto por isso a história deles é patética de terna que é. Quem lembra Jacques Tati está a vê-lo na figura do Ilusionista.

A Monstra prossegue amanhã, quinta feira com duas longas metragens que prometem e as curtas que têm a sua exibição marcada para a sala 3 do cinema São Jorge.




Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário