terça-feira, 22 de março de 2011

Novo álbum de Adriana é mais jazz e world music

Discos

Novo álbum de Adriana é mais jazz e world music

Os restantes nove temas são de sua autoria, cabendo-lhe ainda a responsabilidade pelos arranjos, direcção musical e produção. Referindo-se à canção de Jobim e Vinicius, Adriana afirmou que é uma das que gostaria ter escrito, e que tentou gravá-la com acompanhamento instrumental, mas optou por um registo a capella "por fazer mais sentido e porque fica mais forte".
"A canção é perfeita e linda de morrer, tinha de fazer justiça à canção e com todas as minhas entranhas, forças e emoções interpretá-la a capella, pois fazia mais sentido para mim", acrescentou.
A opção por temas escritos por terceiros é "outro tipo de satisfação musical e estas são duas canções com as quais me identifico muito", disse a cantora.
Quanto aos temas de sua autoria, afirmou: "As canções vieram de tudo o que eu vivi, de tudo o que eu sou. É mais vida vivida, reflete o que eu fui apreendendo".
"A temática amorosa está mais presente [que no anterior CD], mas eu sou só o mensageiro", referiu.
A cantora e compositora afirmou à Lusa que evoluiu muito desde "Adriana" (2000), o álbum de estreia.
"'O que Tinha de Ser' aproxima-se muito mais da minha arte e do que sou agora", acrescentou.
Adriana ambiciona que o álbum "chegue o mais longe possível, nomeadamente ao estrangeiro", onde conta vir a actuar.
O álbum foi apresentado ao vivo no dia 17 de Março no Auditório do Montepio, em Lisboa. No dia 01 de Maio atuará no palco do Centro Cultural de Belém, sendo ponto de partida para uma digressão nacional.
Adriana conviveu desde cedo com o universo do jazz, é filha do crítico e divulgador José Duarte, estudou música em Lisboa e aos 18 anos rumou para Boston, nos Estados Unidos, onde estudou no Berklee College.
Adriana decidiu estudar fora de Portugal, porque aquela escola e os Estados Unidos reuniam condições essenciais para o percurso que queria fazer na música: "Havia muitas nacionalidades, muitos géneros de músicos", explicou.
(ES)

Sem comentários:

Enviar um comentário