segunda-feira, 7 de março de 2011

Em Loulé milhares de foliões sairam à rua

Turismo

Em Loulé milhares de foliões sairam à rua

O Hardmusica esteve a acompanhar o Carnaval de Loulé, o mais antigo do país, e falou com alguns dos milhares de foliões que se deslocaram àquela cidade.

Como qualquer carnaval, os carros são a maior atracção, onde a sátira social e politica é demonstrada. Em Loulé o primeiro ministro e o presidente da república, são as figuras que mais presença marcam, mas a situação com as portagens na Via do Infante, é outro dos problemas com que a população se preocupa.

Para que não haja sede, um produtor de vinho local, Inácio Favas, distribui a todos aqueles que se aproximem do carro. Explicou-nos "este carro representa uma casa algarvia, onde a boa mesa e e bom vinho estão presentes. Nestes tempos depressivos há que transmitir alguma alegria às pessoas".

O grupo mais animado era o do Grémio Recreativo Escola de Samba da Abrigada com uma boa coreografia de jovens louletanos. Ostentavam um bonito e vistoso guarda roupa. Este grupo estava presente com duas bandeiras.

A foliona Monica Figueiras, já participa nos carros alegóricos há sete anos. Ao Hardmusica disse "Nesta altura de crise e desemprego, situação actual da mesma, é uma maneira de me divertir e esquecer as tristezas". Mónica participa no carro com o pai e a mãe.

Os problemas da imigração foi também lembrados com um dos carros, onde François Sarcozy, presidente da República francesa e a sua mulher Carla Bruni eram os reis.
Explicou-nos uma das paricipantes, que preferiu não revelar a sua identidade, "Sarcozy enviou os romenos de Paris para fora, sem perceber muito bem o que estava a fazer. Que seria deles se não fossem os imigrantes, não seriam ninguém".
Gracejando disse "foram até à Romenia e depois vieram divertir-se para o Carnaval de Loulé".

A imigração continua, desta vez com o carro "África", que segundo Rosa Cunha de 21 anos "pretende mostrar que o povo africano é muito alegre, divertido e animado".

Outro dos problemas que afecta todos em Portugal é a lentidão na justiça, e o carro "Justiça" exibindo casos mediáticos como Casa Pia e Freeport, na voz de Catarina Carvalho de 16 anos, "serve para mostrar aos politicos o que realmente é importante num país onde poucos se importam com o que é importante".

Um dos problemas mais actuais em todo o país é o preço dos combustiveis, uma vez que neste momento está com o valor mais alto de sempre. A próximidade com Espanha faz com que pessoas como Cláudio Rodrigues de 33 anos, motorista, se sintam "roubadas". Cláudio disse-nos "não entendo o motivo pelo qual o valor dos combustiveis seja bastante diferente de Espanha, pois só o IVA é que é mais baixo".

Reparamos que um dos carros tinha um pódio com três figuras, Cavaco no primeiro lugar, Manuel Alegre no segundo e um coelho no terceiro. Mas como não existia ninguém no mesmo, não nos foi possivel questionar o significado do mesmo. Apenas nos disse o seu motorista "o carro não tem ninguém porque faltaram, acho que o autocarro avariou".

Já a partir do próximo dia 15 de Abril a Via do Infante (A22) passa a ter portagens. O carro SCUT exibindo os Flinstones é o retrato desse problema no Carnaval de Loulé. Para Célio Agostinho "a nacional 125 não serve de alternativa, pois em muitos locais apenas tem uma via. Se exisitir um acidente, o trânsito fica totalmente parado". Referiu-nos também "para esta região é muito mau, uma vez que os turistas vêm para descansar e não querem andar no trânsito. Isso pode fazer com que eles deixem de vir para o Algarve e passem a ir para outros locais".
Já Bruno Afonso de 27 anos, vigilante, disse-nos "o estado só rouba, cada vez está pior, este governo só nos rouba. Eu gosto muito do meu país, mas cada vez temos menos dinheiro e mais contas para pagar".

O Carnaval em Loulé prolonga-se até quarta-feira, dia em que farão o enterro do entrudo, que segundo Marta Santos de 28 anos, "é a altura em que os homens se vestem de mulheres e dão lugar ao lado feminino que vai dentro deles".
Acompanhou na reportagem: Ricardo Roldão



António Manuel Teixeira


Sem comentários:

Enviar um comentário