sexta-feira, 4 de março de 2011

Da Europa ao Novo Mundo nos Dias da Música no CCB

Concertos

Da Europa ao Novo Mundo nos Dias da Música no CCB

"Os Dias da Música", que este ano decorrem entre o ano da morte de Wagner, 1883 ao ano do fim da segunda guerra mundial, 1945, vai assinalar , segundo declarações de António Mega Ferreira aquando da apresentação do programa do evento, "o trânsito cultural e geográfico" vivido pela Europa com Hitler no poder e a "emergência da música americana" como resultado da debandada de compositores de origem judaica para a América.

De salientar que esta edição dos Dias da Música abre, em português, com "Paraísos Artificiais", obra de um compositor português, Luis de Freitas Branco, numa interpretação da Orquestra Filarmónica de Brno, que também tocará, muito a propósito, a belíssima Sinfonia do Novo Mundo, de Anton Dvorak`.

Segundo o responsavel pela programação Francisco Sassetti este ano é notório o equilíbrio entre compositores nacionais e internacionais, com excepção para Maurice Ravel, cujas obras terão mais destaque. E acrescenta "É uma programação baseada em compositores e não em obras específicas, escolas ou linguagens musicais".
Por isso o programa foi "dividido por compositores de vários continentes", indo da música erudita, ao tango da América do Sul e ao gamelão da Indonésia.
Dada a diversidade de escolha foram criados seis itinerários que facilitarão as opções: "Do Novo Mundo" com a música das Américas, "Da Europa" para a música erudita, " Do Espírito Livre" onde se ouve rag, blues, jazz, tango e gamelão, "Mal Amados" para os compositores menos amados nas suas vidas,
"Modernistas", para as peças originais e, "Diversidade", onde cabe tudo o que se encontra no festival e que poderá dar uma idéia global do que são e o que se toca nos Dias da Música.

Mas os mais pequenos não foram esqucidos e a Fábrica das Artes, uma responsabilidade de Madalena Wallenstein, propõe quatro concertos, umde Ravel, e uma ofoicina de jazz, uma forma, segundo Madalena Wallenstein, de colocar os pequeninos perante um formato musical de sonoridades diferentes e por vezes mais agressivas.
Os bilhetes podem ser adquiridos a partir de dia 4 de Março nos locais de venda habituais.



Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário