terça-feira, 22 de março de 2011

Chegou a Monstra!

Cinema

Chegou a Monstra!

A Monstra 2011 teve o seu início com uma sala cheia e animada que assistiu curiosa e divertida a um festival de luzes e desenhos projectados, uma idéia de uma equipa japonesa e que alcançou êxito junto do público.

Segundo Fernando Galrito este festival terá, como pedra forte, uma retrospectiva do cinema de animação holandês e japonês.

E para começar assistimos a três curtas de Michaël Dudok de Wit um dos mais emblemáticos realizadores de cinema de animação conhecido e reconhecido pela sua capacidade de "pensar" as questões existenciais da natureza humana e de as colocar em animação.
Nos três filmes a que assistimos passou no ecran o ciclo da vida, a dimensão do sagrado e do profano e a profundidade do humano mostrada através de "um Aroma de Chá".
Os filmes apresentados foram premiados em diversos festivais de cienma de animação e pela sua qualidade justifica-se a sua inclusão na abertura de um Festival com a dimensão da Monstra.

Para terminar realizou-se um convívio justificando o que Fernando Galrito considera um dos pontos altos deste festival: o encontro anual de amigos que partilham o mesmo gosto pelo cinema de animação.



Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário