Televisão
Humor e seriedade em" Portugal Tal & Qual" Quinta, 31 de Março, pelas 21:30, na RTP1 tem o seu início a série de documentários "Portugal Tal & Qual". O programa será apresentado por Eládio Clímaco e interpretado por João Paulo Rodrigues e Pedro Alves. "Portugal Tal & Qual" vai abordar te mas como o divórcio, fobias, relações de vizinhança, etc. Cada episódio terá a duração de vinte e cinco minutos, onde o espectador terá cinco minutos de parvoíce, dez de estupidez, um de dados estatísticos duvidosos e nove de galhofa. | Francisco Pinto de Sousa
HOJE, QUARTA-FEIRA, OUÇA O PROGRAMA FALAR POESIA NA RÁDIO RAIZONLINE Esta quarta-feira,das 23H00 á 01H00 /Hora de Portugal, ouça o meu programa FALAR POESIA, na Rádio Raizonline, clicando em: http://www.raizonline.com/radio/ DIVULGAÇÃO DO NOVO GRUPO RAIZONLINE NO FACEBOOK, COM PARTICIPAÇÕES DOS POETAS: MARIA CUSTÓDIA PEREIRA, FRANCIS RAPOSO FERREIRA, ODETE NAZÁRIO, AMÁLIA FAUSTINO MENDES, LILIANA JOSUÉ E SANDRA FAYAD COM POEMAS SOBRE A PRIMAVERA E A POESIA! CONTINUAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS POETAS GILBERTO NOGUEIRA DE OLIVEIRA E MARIA DA FONSECA. OUÇA TAMBÉM A NOVA RÚBRICA "AMIGA ARLETE" COM PARTICIPAÇÃO DE LEO MARQUES TODAS AS QUARTAS-FEIRAS FAZEMOS DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS DE POESIA E MÚSICA. MANDE TAMBÉM O SEU! Nota: Para verificar as horas na sua cidade, favor consultar aqui no MAPA e achar as diferenças horárias em relação a Lisboa.
Arlete Piedade http://www.raizonline.com/radio/
4ª Feira 30 de Março de 2011 "GNOMEU E JULIETA" De Portugal para os cinco cantos do mundo, à distância de um só click, todas as quartas-feiras, das 21h às 23h, desfrute de música e poesia, escolhida por mim, a pensar em si Temas musicais: Elton John Paulo Gonzo Caetano Veloso Bruna Caram Desperte os cinco sentidos...Ouvindo a Magda Fique atento e não perca o programa de hoje das 21h às 23h (hora portuguesa) outros países ver aqui na que já é a sua rádio, na RADIO RAIZONLINE http://www.raizonline.com/radio/ Obrigada, Magda Graça
Comemoração do Dia Mundial da Poesia, no Jornal e na Rádio RAIZONLINE PODE OUVIR este e outros poemas sobre o Dia Mundial da Poesia, na Rádio RAIZONLINE, no meu programa FALAR POESIA
na sexta - feira 25 de Março das 22 h á 24 h acessando aqui: http://www.raizonline.com/radio/
(Confira neste MAPA, as horas no seu país e cidade).
O que é a Poesia!
Poesia é sentir cá dentro uma mensagem pungente que tem que ser libertada em palavras de emoção ofertada ao mundo sem nada esperar! Somente... o preito do reconhecimento, e a oferta da paixão! Poesia é ser portadora da arma certa para combater metralhadora com balas compostas de tinta e papel a indignação como mola de arremesso ! E assim fazer a revolução pelo Mundo! Como nova Torre de Babel! Tantas as línguas quantas as necessárias à mensagem que o poeta tem que ser das palavras, o transmissor lançadas sobre o planeta, arremessadas com coragem! Poetas de todo mundo , união não deve ser miragem temos que usar na salvação da Terra, a força do amor ou o futuro de nossos filhos será sugado pela voragem! Arlete Piedade ENTRETANTO PODE LER TODOS OS POEMAS NO JORNAL RAIZONLINE ACESSANDO AQUI: Desejo a todos um Feliz Dia da Poesia com muita inspiração e amizade! Arlete Piedade Secretária e Relações com Colaboradores http://www.raizonline.com
Cultura Outros | | |
Gabriela Canavilhas já faz balanço e crítica oposição
"As circunstâncias ditaram que talvez seja esta a minha última visita oficial a Serralves. Posso vir amanhã demissionária, mas hoje ainda é a minha última visita oficial", disse dia 24 a ministra da Cultura na apresentação da exposição "Recordações da Casa Rosa", na Casa de Serralves. O facto de a visita a Serralves poder ser a sua última mereceu reflexão por parte de Gabriela Canavilhas, que se emocionou ao recordar o trabalho realizado ao longo dos 16 meses que esteve à frente do Ministério da Cultura. "Na área das Artes, falou-se sobretudo no corte aos apoios, na redução do Orçamento do Estado para a Cultura num clima de incredibilidade da descoberta de que o Estado, afinal, se tem vindo a comprometer em níveis de apoio de todo o tipo, superiores às suas reais possibilidades, face às consequências da revolução económica que assolou o mundo nos últimos dois anos", disse. Gabriela Canavilhas acredita que, talvez agora, as pessoas compreendam melhor as suas preocupações e percebam que "com a responsabilidade política vem também a responsabilidade política e de gestão". A ainda ministra da Cultura criticou "a precipitação dos partidos da oposição e das forças sociais" que compromete decisivamente "a responsabilidade governativa e a gestão financeira do país". Para a responsável do ministério, ficam para o futuro, "fruto de intenso trabalho legislativo e de criação de consensos entre os respectivos sectores para aprovação na próxima legislatura", a revisão da lei do cinema, a lei da cópia privada, a regularização do depósito legal das imagens em movimento, o estatuto do bailarino, a fusão dos teatros nacionais na OPART, e a criação de um fundo para a internacionalização da cultura portuguesa. A ministra da Cultura recordou ainda que, no último mês, "a cultura foi descriminada positivamente e em contra-ciclo em nome do reconhecimento como fonte de bem-estar, de criação de riqueza e de identidade nacional", tendo conquistado novas formas de financiamento. "Fez-se uma política de proximidade, de contacto permanente com as instituições e com as autarquias, indo ao encontro dos cidadãos. Descobri um Portugal maravilhoso, muito rico e muito mais preservado do que se pensa e com uma fortíssima ligação às populações e com um património imaterial extraordinário", acrescentou Gabriela Canavilhas. A ministra realçou a ideia de que "fazer política cultural não é fazer para o dia a seguir, nem para o ano a seguir, mas sim para o futuro". (ES)
|
Livros | | |
Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz acolhe três dezenas de editoras
A 15ª Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz, que tem o seu início na próxima sexta feira 25 de Março, pelas 17:30, vai decorrer até 3 de Abril na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz. Informa a organização que estarão na Feira mais de oito mil volumes representados por 30 editoras que podem ser adquiridos pelo público. O horário de funcionamento será entre as 10:00 e as 23:00. Para o primeiro dia da Feira do Livro e a partir das 21:30 está previsto um espectáculo com a banda pop/rock Traffic Jam, de Reguengos de Monsaraz. O programa de sábado conta, pelas 15:30, com um concerto com as Classes de Saxofone e de Clarinete do Conservatório Regional do Alto Alentejo, e a partir das 17:30, podem ouvir-se histórias pelo dois contadores de histórias. Fernando Vintém, no piano e Inácio Santos no saxofone serão as estrelas de um espectáculo que terá lugar pelas 21:30.. Domingo será o dia em que, pelas 15:30, actua a Classe de Metais do Conservatório Regional do Alto Alentejo, e pelas 17:00 subirá ao palco a peça de teatro "Graças e Desgraças d'el Rei Tadinho", interpretada por alunos da Escola Secundária Conde de Monsaraz. De segunda a sexta as manhãs serão ocupadas com a ctividades dirigidas aos alunos das escolas do concelho de Reguengos de Monsaraz. A Feira do Livro, no seu programa propõe para segunda-feira, pelas 21:30, Danças com Livros, também a cargo de alunos da Escola Secundária Conde de Monsaraz, enquanto que a noite de 30 de Março, quarta-feira, será preenchida com uma Tertúlia Poética denominada "Histórias d`outros Tempos". Os alunos das Classes de Trombone e de Piano do Conservatório Regional do Alto Alentejo, actuarão pelas 18:00 de quinta feira e na sexta-feira, pelas 21:30, haverá um Sarau Literário pelos alunos da Escola Secundária Conde de Monsaraz. No dia 2 de Abril, sábado, pelas 16:00, terá lugar um concerto pela Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Corvalense, seguindo-se pelas 17:00 uma iniciativa peculiar Ler em Família, com a família Sousa Albardeiro. A noite será preenchida a partir das 21:30 com a poesia de Manuel Sérgio, Maurício Ramalho e Sara Ramalho, com acompanhamento musical de José Farinha. A encerrar esta 15ª edição da Feira do Livro, haverá, pelas 16:00 de domingo, 03 de Abril, um espectáculo com as Sevilhanas de Reguengos de Monsaraz, e uma hora mais tarde será a vez da família Marques Tiago participar na actividade Ler em Família. No âmbito da 15ª Feira do Livro, uma iniciativa do município, foi promovido um Concurso Literário pelo Centro Local de Aprendizagem de Reguengos de Monsaraz da Universidade Aberta, em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz.
No Concurso Literário participaram 23 trabalhos, nove na área da Poesia e 14 na de Conto, oriundos de autores de Reguengos de Monsaraz, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Leiria, Ansião, Covilhã, Lisboa, Lagos, entre outras localidades.
|
Zita Ferreira Braga
Televisão | | |
Ficção da RTP presente no Festival de Televisão da Europa
Com a nomeação da série "Pai à Força" será o sexto ano consecutivo em que a ficção da RTP estará presente no mais importante Festival de Televisão da Europa. De salientar que esta nomeação abrange também Pêpê Rapazote e Sinde Filipe para melhor actor e Isabel Abreu e Cláudia Oliveira para melhor actriz. Fazendo um historial destas nomeações lembremos que em 2006, com a nomeação de "Bocage" Portugal em geral e a RTP em particular passaram a ser reconhecidos internacionalmente na área da ficção televisiva.
Em 2007 foram dois os projectos a concurso, "Contos de Natal" com realização de João Botelho e a série " Nome de Código: Sintra" realizada por Jorge Paixão da Costa. "O Dia do Regicídio" de Fernando Vendrell foi o projecto nomeado em 2008. Em 2009 foi a vez de "Liberdade 21" ser nomeada na mesma categoria que as séries "Boston legal" e "Lost" e ainda 2 projectos de humor "Telerural" e "Contemporâneos" nomeados noutra categoria.
Em 2010 "Cidade Despida" a série protagonizada por Catarina Furtado fica nomeada nas categorias de Produção Internacional e de Produção Europeia.
Estas nomeações para as séries abrangiam em muitas delas os seus actores principais como Miguel Guilherme, Fernando Luís, Carla Bolito e Maria João Luís em 2006; Beatriz Batarda, Adriano Luz, Margarida Marinho em 2007; Pedro Wallenstein, Ricardo Aibeo, Suzana Borges , Diana Costa e Silva em 2008; António Capelo, Ivo Canelas, Ana Nave, Rita Lello, Bruno Nogueira, Maria Rueff e Nuno Lopes em 2009 : e Pedro Laginha e Albano Jerónimo, Catarina Furtado e Cristina Carvalhal em 2010.
|
Francisco Pinto de Sousa
Cinema | | |
"Illusionist" de Chomet apresentado na Monstra
A par das curtas que diariamente passam no cinema São Jorge como no City Alvalade, as longas metragens têm ocupado o seu espaço também nas duas salas de cinema.
"Piercing 1" de Liu Jian é um filme duro assim como foi dura a história da sua origem. O realizador tinha um sonho: realizar um filme de animação. Vendeu tudo e sozinho, completamente só, sem apoios de qualquer espécie realizou o primeiro filme chinês independente na área da animação, e realizou o seu sonho.
Talvez por toda estas dificuldade o filme não tem grandes recursos técnicos e é o retrato de uma China marginal, conflituosa, corrupta, e onde o sonho tem pouco espaço. Pelo menos sabemos que deu para realizar o sonho de Liu Jian.
"Illusionist" que terminou a noite de filmes desta quarta feira é um espantoso filme de Sylvain Chomet que agarrou num argumento de Jacques Tati e o tranformou numa história de afectos plena de ternura e carinho. O Ilusionista conta a história de dois destinos que se cruzam, um ilusionista em fim de percurso e uma jovem de um bar da Escócia que sonha com o mistério que adivinha no ilusionista. Não falam a mesma língua mas falam o mesmo afecto por isso a história deles é patética de terna que é. Quem lembra Jacques Tati está a vê-lo na figura do Ilusionista.
A Monstra prossegue amanhã, quinta feira com duas longas metragens que prometem e as curtas que têm a sua exibição marcada para a sala 3 do cinema São Jorge.
|
Zita Ferreira Braga
Cultura Outros | | |
El-Rei fotógrafo na Torre do Tombo
A exposição "D. Carlos I, fotógrafo amador" patente na Torre do Tombo, em Lisboa, até Julho integra 46 fotografias, a maioria assinadas e legendadas pelo próprio monarca, mas também fotografias tiradas pela Rainha, sua mulher, D.ª Amélia, e os filhos, o Príncipe Real D. Luís Filipe e o Infante D. Manuel (futuro D. Manuel II, último a ocupar o trono português). A exposição das imagens esteve patente, recorde-se, o Verão passado no Paço Ducal dos Bragança, em Vila Viçosa e pertencem à Fundação da Casa de Bragança. Podemos ver as campanhas oceanográficas do soberano, touradas de canastra, regatas em Paço de Arcos, a armação do atum no Algarve, e membros da Família Real, assim como os banhos em Cascais e o iate Amélia. D. Carlos herdou dos pais, D. Luís e D.ª Maria Pia o gosto pelas inovações num século onde tudo era novo em termos de mecanismos. Curioso, observador, o Rei integrava-se no devir social do seu tempo e seguia todas as inovações. Em Lisboa a exposição é enriquecida com a exibição do documentário "D. Carlos, Oceanógrafo" (1997), de Jorge Marecos Duarte e Sérgio Tréfaut, com narração, Luís Miguel Cintra, que utiliza fotografias tiradas por Sua Majestade. Outra mais valia desta mostra é a área documental em que será mostrado pela primeira vez ao público o pergaminho de 60X80 cm relativo ao auto de juramento da Constituição Portuguesa da época por D. Carlos, e assinado nas Cortes (Parlamento) por todos os dignitários. Os visitantes poderão ver ainda a certidão de nascimento de D. Carlos e o contrato de casamento celebrado com a Princesa Amélia de Orleans. Uma mostra que, segundo nota da Torre do Tombo pretende "estabelecer uma ponte entre a arte fotográfica praticada pelo soberano e o testemunho da sua própria vida e do seu tempo". A mostra é inaugurada pelas 18:00 com a presença de Elísio Summavielle, secretário de Estado da Cultura.
|
António Coelho
carregue na imagem para ver tamanho real
Abertas inscrições para o Empreendedor Social 2011
Com mais benefícios a finalistas e vencedores, estão abertas até 1º de maio as inscrições para o 7º Prêmio Empreendedor Social e o 3º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro. Os concursos buscam líderes sociais que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em políticas públicas. Neste ano, além de reconhecimento na mídia e em evento que reunirá lideranças acadêmicas, empresariais, públicas e sociais, todos os finalistas terão acesso a benefícios para aprimorar sua formação e a gestão da organização. O vencedor do Empreendedor Social 2011 receberá uma auditoria independente e integrará a rede mundial de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab, parceira da Folha nesse prêmio, que é realizado em todos os continentes. Também será convidado a participar, com despesas pagas, da reunião do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2012 e, dependendo do perfil, da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em 2013. "Nos fóruns, há uma troca de know-how entre empreendedores sociais e lideranças empresariais, políticas e de mídia, com o objetivo de catalisar mudanças sociais em larga escala", explica Mirjam Schoening, diretora da Fundação Schwab. Já o vencedor do Empreendedor Social de Futuro receberá uma bolsa no MBA de Negócios Sustentáveis em 2012, além de uma consultoria de gestão por dez dias. "Com isso, a Folha reafirma seu papel pioneiro de investigar, descobrir e divulgar iniciativas que merecem ser amplamente conhecidas", afirma o editor-executivo, Sérgio Dávila. Os prêmios sociais são patrocinados pela Ernst & Young Terco e têm apoio estratégico de Artemisia; Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor); Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor); Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher, Storto Advogados; Gesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil); Neurônio; sitawi e The Hub. Outros apoiadores são ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Ashoka, CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), Ethos, Folha.com, Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), ONG Brasil, P&B, Planeta Voluntários, Sator e UOL. As inscrições são somente pela internet até o dia 01/05. Para mais informações, inscrições e regulamento completo, acesse o site: http://www.newsdoplaneta.com.br/
Comemoração do Dia Mundial da Poesia, no Jornal e na Rádio RAIZONLINE PODE OUVIR este e outros poemas sobre o Dia Mundial da Poesia, na Rádio RAIZONLINE, nos meus programas FALAR POESIA
na quarta-feira das 23 h á 1 h e na quinta-feira das 17 h ás 19 h, acessando aqui: http://www.raizonline.com/radio/
(Confira neste MAPA, as horas no seu país e cidade).
O que é a Poesia!
Poesia é sentir cá dentro uma mensagem pungente que tem que ser libertada em palavras de emoção ofertada ao mundo sem nada esperar! Somente... o preito do reconhecimento, e a oferta da paixão! Poesia é ser portadora da arma certa para combater metralhadora com balas compostas de tinta e papel a indignação como mola de arremesso ! E assim fazer a revolução pelo Mundo! Como nova Torre de Babel! Tantas as línguas quantas as necessárias à mensagem que o poeta tem que ser das palavras, o transmissor lançadas sobre o planeta, arremessadas com coragem! Poetas de todo mundo , união não deve ser miragem temos que usar na salvação da Terra, a força do amor ou o futuro de nossos filhos será sugado pela voragem! Arlete Piedade ENTRETANTO PODE LER TODOS OS POEMAS NO JORNAL RAIZONLINE ACESSANDO AQUI: Desejo a todos um Feliz Dia da Poesia com muita inspiração e amizade! Arlete Piedade Secretária e Relações com Colaboradores http://www.raizonline.com
4ª Feira 23 de Março de 2011 " CLUBE DOS POETAS MORTOS"
Para os cinco cantos do mundo, à distância de um só click, todas as quartas-feiras, das 21h às 23h, desfrute de música e poesia, escolhida por mim, a pensar em si
Temas musicais:
Vozes do fado: Ana Moura, Mariza
Jorge Palma
Elis Regina
Desperte os cinco sentidos...Ouvindo a Magda Fique atento e não perca o programa de hoje das 21h às 23h (hora portuguesa) das 18 às 21h (hora brasileira) na que já é a sua rádio, na RADIO RAIZONLINE
http://www.raizonline.com/radio/ Obrigada, Magda Graça
Prezados, Confrades e Amigos Hoje Dia Mundial da Poesia – um marco por efeméride! O que é a poesia – poema e voz da autora Arlete Piedade
Cinema | | |
Chegou a Monstra!
A Monstra 2011 teve o seu início com uma sala cheia e animada que assistiu curiosa e divertida a um festival de luzes e desenhos projectados, uma idéia de uma equipa japonesa e que alcançou êxito junto do público.
Segundo Fernando Galrito este festival terá, como pedra forte, uma retrospectiva do cinema de animação holandês e japonês.
E para começar assistimos a três curtas de Michaël Dudok de Wit um dos mais emblemáticos realizadores de cinema de animação conhecido e reconhecido pela sua capacidade de "pensar" as questões existenciais da natureza humana e de as colocar em animação. Nos três filmes a que assistimos passou no ecran o ciclo da vida, a dimensão do sagrado e do profano e a profundidade do humano mostrada através de "um Aroma de Chá". Os filmes apresentados foram premiados em diversos festivais de cienma de animação e pela sua qualidade justifica-se a sua inclusão na abertura de um Festival com a dimensão da Monstra.
Para terminar realizou-se um convívio justificando o que Fernando Galrito considera um dos pontos altos deste festival: o encontro anual de amigos que partilham o mesmo gosto pelo cinema de animação. |
Zita Ferreira Braga
Concertos | | |
"Terras sem Sombra" um festival de música que ilumina o Baixo Alentejo
Paolo Pinamonti, e José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja apresentaram aquele que é um festival de música para o Baixo Alentejo.
Paulo Pinamonti é o novo director artístico e a paresentação contou com a presença de Alexandre Delgado, compositor a quem foi encomendada uma obra para soprano e orquestra de cordas, que será interrpretada por María Bayo.
Paolo Pinamonti que dirigirá o Festival nos próximos três anos, imprimiu à programação deste ano as linhas musicais que prefere. A criação contemporânea e uma programação musical coerente e diversificada. Ilustrar a relação complexa que a criação musical alimentou, desde sempre, com o mundo espiritual e do sagrado é o objectivo central da programação deste ano.
Nesta sétima edição do "Terras sem Sombra" a biodiversidade estará presente com os artistas intervenientes no festival a participarem nas iniciativas ligadas ao ambiente e à Festa do Vinho.
O Terras sem Sombra abre neste sábado 19 de Março com com conhecido melómano Ruy Vieira Nery a apresentar o Festival num conferência Pereginação e Música n Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja. A Igreja Matriz de Santiago do Cacém acolhe a 2 de Abril Ad Limina com Il Pianto di Maria e os Sonetos Quinhentistas uma composição de Alexandre Delgado interpretada pela soprano María Bayo. A 16 de Abril o festival estará em Almodovar e a 30 do mesmo mês em Castro Verde. A Igreja Matriz de São Cucufate em Vila de Frades, Vidigueira acolhe um concerto para dosi pianos por Marat Zabaleta e Miguel Borges Coelho a 28 de Maio. Dia 18 de Junho Bach será tocado na Igreja de Nossa Senhora da Assunção em Grândola e a 9 de Julho, também em Grândola, a Banda da Guarda Nacional Republicana sob a direcção de Marcello Panni interpretará Missa Brevis, uma composição do maestro.
|
Zita Ferreira Braga
Discos | | |
Novo álbum de Adriana é mais jazz e world music
Os restantes nove temas são de sua autoria, cabendo-lhe ainda a responsabilidade pelos arranjos, direcção musical e produção. Referindo-se à canção de Jobim e Vinicius, Adriana afirmou que é uma das que gostaria ter escrito, e que tentou gravá-la com acompanhamento instrumental, mas optou por um registo a capella "por fazer mais sentido e porque fica mais forte". "A canção é perfeita e linda de morrer, tinha de fazer justiça à canção e com todas as minhas entranhas, forças e emoções interpretá-la a capella, pois fazia mais sentido para mim", acrescentou. A opção por temas escritos por terceiros é "outro tipo de satisfação musical e estas são duas canções com as quais me identifico muito", disse a cantora. Quanto aos temas de sua autoria, afirmou: "As canções vieram de tudo o que eu vivi, de tudo o que eu sou. É mais vida vivida, reflete o que eu fui apreendendo". "A temática amorosa está mais presente [que no anterior CD], mas eu sou só o mensageiro", referiu. A cantora e compositora afirmou à Lusa que evoluiu muito desde "Adriana" (2000), o álbum de estreia. "'O que Tinha de Ser' aproxima-se muito mais da minha arte e do que sou agora", acrescentou. Adriana ambiciona que o álbum "chegue o mais longe possível, nomeadamente ao estrangeiro", onde conta vir a actuar. O álbum foi apresentado ao vivo no dia 17 de Março no Auditório do Montepio, em Lisboa. No dia 01 de Maio atuará no palco do Centro Cultural de Belém, sendo ponto de partida para uma digressão nacional. Adriana conviveu desde cedo com o universo do jazz, é filha do crítico e divulgador José Duarte, estudou música em Lisboa e aos 18 anos rumou para Boston, nos Estados Unidos, onde estudou no Berklee College. Adriana decidiu estudar fora de Portugal, porque aquela escola e os Estados Unidos reuniam condições essenciais para o percurso que queria fazer na música: "Havia muitas nacionalidades, muitos géneros de músicos", explicou. (ES)
|
Ouça o Programa de Joaquim Sustelo, SABOREANDO, todas as terças feiras, das 22 às 24 horas, na rádio RAIZONLINE . Musica e muita poesia declamada. (Para ver horas noutros países carregue aqui s.f.f.)
Cultura Outros | | |
Artistas de Guimarães contra Fundação Cidade de Guimarães
"Queremos promover ações construtivas de dinamização da Capital Europeia da Cultura em Guimarães de forma a podermos ter sustentabilidade para aparecer em público sem sermos mais um movimento contra a gestão do evento", afirmou o porta-voz do «A Capital é Nossa», Alberto Araújo, em notícia da Lusa. O movimento pintou no fim-de-semana grafitis em vários pontos de Guimarães incluindo o tag «A Capital é Nossa», uma imagem de «Santa Cristina» criada por um artista anónimo, e um «boneco» de Cristina Azevedo, a presidente da Fundação Cidade de Guimarães, com a mão no bolso onde está o símbolo do euro. Esta foi a primeira acção visivel deste movimento que põe em causa a Fundação Cidade de Guimarães que organiza o evento.
|
Zita Ferreira Braga
Cinema | | |
Realizador português premiado no Festival de Sofia
O filme "América" é a primeira longa-metragem de João Nuno Pinto, e integrava a secção competitiva internacional do festival ao lado de uma dezena de produções, vindo a receber o prémio de melhor realização. Para "Shelter", de Dragomir Sholev foi o prémio de melhor filme.
"América", uma coprodução Portugal, Brasil, Noruega e Rússia, terá antestreia no festival IndieLisboa e estreia comercial nos cinemas portugueses a 19 de maio. "América" tem argumento de João Nuno Pinto, Luísa Costa Gomes e Melany Dimantas e conta no elenco com Fernando Luís, Ivo Canelas, Dinarte Branco, Raul Solnado e a actriz espanhola María Barranco. O filme conta a história de um triângulo amoroso numa "espécie de América dos pobres e desfavorecidos" que é Portugal, com a entrada de milhares de imigrantes africanos, brasileiros e de Leste.
|
Zita Ferreira Braga
Livros | | |
Livros raros de Camilo Castelo Branco vão a leilão, no Porto
Vão ser vendidos ainda outros exemplares raros, como a primeira edição de "Horas de Luta", com uma tiragem limitada a 32 cópias;" Mundo Elegante", periódico no qual o escritor colaborou, ou ainda "A Infanta Capelista", obra que Camilo aceitou mandar destruir, a pedido do Imperador de Brasil, D. Pedro II. A leilão vão ainda "A grinalda", periódico fundado no último quartel do século XIX por Nogueira de Lima, proprietário de uma ourivesaria da rua das Flores que funcionava como um autêntico centro literário, e a edição, hoje limitada a cinco exemplares, de "Pundonores desagravados", por terem sido destruídos os restantes pelo próprio editor.
|
Zita Ferreira Braga
TODOS OS SABADOS
ARLETE PIEDADE EM DIRECTO : PROGRAMA DE PEDIDOS DE MUSICAS E DEDICATORIAS (email, msn, skype)
Na rádio Raizonline Em Portugal: Das 22h ás 24h; - No Brasil: Salvador: Das 19h ás 21h - Brasília, S. Paulo e Rio de Janeiro: Das 20 h ás 22 h.
Noutras cidades e países: Verificar neste MAPA, a diferença horária da sua cidade ou estado em relação a Lisboa e determinar a hora correcta.
|