sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projecto português é distinguido pela National Geographic Society

Projecto português é distinguido pela National Geographic Society

CCMAR recebe 10 mil euros para mapear a biodiversidade marinha

2011-05-19

Coral - Gonçalo V. Martins (Deep Reefs)
Coral - Gonçalo V. Martins (Deep Reefs)

O projecto Deep Reefs, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), foi distinguido pelo programa de atribuição de bolsas da National Geographic Society/Fundação Waitt.

De acordo com o CCMAR, o projecto premiado foca-se no mapeamento da biodiversidade marinha em recifes rochosos profundos.

O Deep Reefs teve início em 2010, graças ao esforço de voluntários e ao apoio de diversas instituições públicas e privadas, e irá prolongar-se até 2014.
A bolsa obtida, no valor de 10 mil euros, vai servir para apoiar as actividades do projecto, que englobam a utilização de técnicas de mergulho científico entre os 30 e os 70 metros de profundidade e o desenvolvimento de estudos genéticos de corais da costa continental portuguesa. Em zonas mais profundas irá ser utilizado um veículo operado remotamente (ROV na sigla inglesa) e arrastos de câmara de vídeo (drop down camera). Levantamentos com técnicas de hidroacústica, utilizando sonar de varrimento lateral e multifeixe, além da valiosa informação que trazem aos investigadores do projecto, vão permitir criar mapas tridimensionais muito úteis na comunicação dos resultados ao público não científico.

O projecto possui uma plataforma online onde os trabalhos de campo e alguns resultados podem ser acompanhados através de vídeos e fotografias. Um livro e um documentário sobre os ambientes estudados são também alguns produtos finais que o Deep Reefs contempla.

Com uma rede de 48 colaboradores a nível nacional e internacional, este projecto assenta na cooperação entre indivíduos e instituições, estando sempre disponível para novas parcerias e receptivo ao apoio de patrocinadores. Neste momento os parceiros institucionais que têm permitido o avanço deste trabalho são o Centro de Ciências do Mar, o clube de mergulho Entrada, a Universidade do Algarve, a Liga para a Protecção da Natureza, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, as empresas Gobius e Subnauta, o Fundo InAqua e o NGS/Waitt Grants Program.

Sem comentários:

Enviar um comentário