terça-feira, 31 de maio de 2011

Prémio de Literatura PT já tem finalistas

Livros

Prémio de Literatura PT já tem finalistas

O Júri Intermediário do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2011 anunciou no passado dia 23 de Maio os nomes dos 50 primeiros finalistas.

Entre as 380 obras a concurso estão os portugueses Gonçalo M. Tavares, Inês Pedrosa, João Tordo, Ernesto Manuel Geraldes de Melo e Castro e o angolano José Eduardo Agualusa.
De acordo com o regulamento o Júri inicial que é formado pela Curadoria do Prémio e por 311 profissionais seleccionados, entre escritores, professores e críticos literários de todas as regiões do Brasil, votou individualmente em cinco livros dos títulos inscritos no início do ano,chegando deste modo aos 50 classificados para esta etapa.

De seguida o mesmo Júri elegeu 11 nomes de entre os seus membros para, junto com os quatro curadores, compor o Júri intermediário que, em Setembro, escolherá os 10 escritores finalistas.

Após a divulgação das obras, os curadores, despois de fazerem uma análise do que tinham entre mãos, alertaram para o facto de que um dos objectivos principais do Prémio é estreitar o intercâmbio literário entre autores lusófonos e apresentar aos leitores uma geração de escritores que se tem vindo a afirmar desde o início deste novo milénio.

A presença de escritores jovens traz uma lufada de ar fresco ao certame deste ano e representa uma renovação na ficção, como é o caso do português João Tordo ou do brasileiro João Paulo Cuenca.

Também a Poesia está presente, com quase um terço dos títulos, nesta edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura.



Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário