domingo, 29 de junho de 2014

COSTUREIRAS E MODISTAS - Texto de Lina Vedes


COSTUREIRAS E MODISTAS - Texto de Lina Vedes 

 Nos anos 40 e até 50, era hábito em minha casa e em muitas da cidade contratarem costureiras duas ou três vezes no ano. Geralmente iam no início do Outono e da Primavera, recebiam pagamento diário, com direito a almoço e lanche. O pronto-a-vestir era nulo ou desconhecido para a maioria dos farenses.

Essas costureiras executavam peças de vestuário íntimo e remendavam o necessário, porque na altura, o principal lema de vida consistia no «aproveitar». O saber remendar era uma arte e lembro-me, da trabalheira que dava, pôr fundilhos em cuecas de homem, ou «seresir» calças de tecido, que se haviam rompido ou gasto com o uso. Hoje, já não se encontra quem faça tais trabalhos.

A mãe tinha uma costureira contratada, que permanecia em nossa casa duas semanas, duas vezes no ano, e contava com a ajuda da avó, da tia e minha, embora as constantes asneiras levassem ao meu afastamento. Já não lembro, se o fazia para me libertar, pois fui sempre adversa a trabalhos de paciência!...

A mãe alertava-me:
 - Como queres casar, se não aprendes a pôr uns fundilhos em cuecas de homem, ou a pregar botões e fazer as casas?
 A nossa costureira Isabel estava separada do marido, por ser maltratada por ele e pela sogra. Chegou ao limite do sofrimento, o que era raro na época, e abandonou a casa e os filhos. Só contactava com eles quando trabalhavam em lugares conhecidos da sogra e com a aceitação dos empregadores. Vivia num quartinho e o que ganhava na costura mal dava para sobreviver. A vida era amarga por não ter os filhos junto dela e porque mulher separada de marido, socialmente, não era bem aceite.

Havia lemas incríveis, considerados exemplares para o bom funcionamento do lar, que sujeitavam as mulheres aos homens.
 As esposas, por norma, eram obrigadas a:
 - Ter a casa sempre arrumada e limpa, fazer ao marido os petiscos de sua predilecção, pondo-lhe tudo na mesa e servindo-o;
 - Nunca saturar o esposo com problemas da vida doméstica e contentar-se com o dinheiro cedido para o sustento familiar;
 - Não irritar nem saturar o homem e se desconfiasse de infidelidade (eram todos), amá-lo ainda mais;
 - Estar sempre disposta às suas exigências matrimoniais;
 - Afastar-se de todas as tentações extra conjugais..



 

Sem comentários:

Enviar um comentário