quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vencedora do Vianna da Motta 2010 toca em Évora

Concertos

Vencedora do Vianna da Motta 2010 toca em Évora

O recital no Fórum Eugénio de Almeida, em pleno centro histórico da capital alentejana, integra-se no Ciclo de Música Melodea.
Akopova em 2010, venceu do prestigiado Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, galardão que não era atribuído há mais de 20 anos.
Lilian Akopova é reconhecida pelo público e pela crítica, tendo já tocado nas mais importantes salas de espetáculos da Alemanha, Áustria, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Polónia, Roménia, Rússia e Ucrânia.
A pianista actua regularmente como solista com a Orquestra Estatal de Moscovo, a Klagenfurt Symphony Orchestra, a Orquestra Sinfónica da Ucrânia e a Haydn Orchestra, sob direcção de maestros como Gottfried Schneider, Enrique Garcia Asencio e Arthur Fagen.
De acordo com os promotores do concerto em Évora, o primeiro CD da pianista, dedicado a Schumann, Mendelssohn e Liszt, foi recentemente lançado com a etiqueta GENUIN Classics.
Lilian Akopova nasceu em 17 de Junho de 1983, em Erevan, na Arménia, mas cresceu em Kiev, na Ucrânia, e recebeu a sua primeira aula de piano aos cinco anos, estudando depois na Lisenko Central Music School para crianças especialmente dotadas e na Munich Hochschule für Musik und Theater.
O Ciclo de Música Melodea arrancou no passado dia 08 de Janeiro, com a cantora portuguesa Anabela, e prossegue, depois do recital da pianista arménia, a 05 de Março, com "Palavra de Mulher", em que Sofia Vitória canta Chico Buarque.
Para 02 de Abril, está programado o espectáculo "Let's do It, Let's Fall in Love", protagonizado por Patrícia Vasconcelos e que promete transportar o público para os camarins dos anos 20, 30 e 40 do século passado, com temas que vão do jazz à bossa nova e à música francesa.



Eduardo Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário