quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ana Laíns apresenta "Quatro Caminhos" em Leiria

Concertos

Ana Laíns apresenta "Quatro Caminhos" em Leiria

Ana Laíns apresenta o álbum "Quatro Caminhos, editado em Março do ano passado, em que se estreou como compositora com uma música para um poema de Reynaldo Varella, "Não sou nascida do fado".
Acompanham a intérprete Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), Paulo Loureiro (piano e acordeão), António Neto (viola), Frederico Gato (baixo acústico) e João Coelho (bateria).
"Quatro caminhos" inclui originais de Amélia Muge, Samuel Lopes, Ângelo Freire e Diogo Clemente.
Ana Laíns definiu o seu novo álbum, "Quatro caminhos", como "um reflexo da música tradicional e do fado".
O álbum surge quatro anos depois do primeiro disco, "Sentidos", e dos muitos quilómetros percorridos em digressões e palcos pisados.
"Há um percurso feito que foi essencial para chegar aqui, e depois de ter respondido às minhas próprias perguntas, ter acumulado experiências e perceber que queria ser fiel a mim própria e continuar numa linha entre o fado e a música tradicional", explicou a cantora.
"Eu não sou uma fadista convencional, tenho desenvolvido a minha carreira de cantora em torno de várias tendências e isso abala-nos as certeza, mas agora estou segura do caminho a seguir", enfatizou.
O álbum integra uma homenagem ao compositor Frederico Valério com a interpretação de "Na rua dos meus ciúmes", uma criação de Helena Tavares, e de "Não sei porque te foste embora", que Amália Rodrigues canta no filme "Capas negras".
Há uma outra homenagem, a Simone Oliveira, com a escolha do tema "Adeus" (José Galhardo/Raul Ferrão).
A canção foi criada em finais da década de 1940 por Júlia Barroso, a primeira Rainha da Rádio, e retomado por Simone de Oliveira vinte anos depois.
"É a interpretação da Simone que guardo na memória, é ela quem eu admiro de há muito, e do seu repertório escolhi esta canção", disse.
Ana Laíns referiu que em todos os temas recriados procurou "uma caminho próprio que se afastasse das criações originais".
Dos 13 temas que integram o CD, três têm o favoritismo da intérprete: "Parolagem da vida" (Carlos Drummond de Andrade/Filipe Raposo), "Quatro caminhos" (Amélia Muge/D. Clemente) e "Condição" (D. Clemente/Paulo Loureiro).
(IB)

Sem comentários:

Enviar um comentário