terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Propostas para a requalificação do Monte Estoril

Várias entidades da Sociedade Civil Cascalense, de que fazem parte a ALA – Academia de Letras e Artes, a AMME – Associação de Moradores do Monte Estoril, o Movimento Cidadania Cascais, a Junta de Freguesia do Estoril e o Movimento SerCascais, responderam conjuntamente ao repto que lhes foi lançado pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais no sentido de lhe ser enviado um conjunto de propostas concretas para a requalificação do Monte Estoril, ratificando o PIRME – Projecto Integrado de Requalificação do Monte Estoril.


Este documento, assinado por uma Comissão Promotora de que fazem parte Alfredo Dias Valente de Carvalho, António Aguiar, Diogo Pacheco de Amorim, Jaime Roque de Pinho de Almeida (Lavradio), João Aníbal Henriques, Joaquim Cardoso Mendes, José Santos Fernandes, José Luís de Athayde, Luís Lupi Alves Caetano, Manuel Pinto Barbosa, Paulo Maia de Loureiro e Salvador Correia de Sá e entregue à C.M.C. pela AMME em 2002, reúne um vasto de propostas contextualizadas e enquadradas na realidade daquele espaço que visam garantir uma efectiva requalificação do Monte Estoril e, da mesma forma, salvaguardar a qualidade de vida naquela povoação.


Sublinhando a sua inteira e empenhada disponibilidade para apoiar a Autarquia no desenvolvimento desta acção de requalificação do Monte Estoril, as instituições da Sociedade Civil Cascalense assumem o seu papel de agentes activos na definição das linhas gerais que devem constranger a gestão do espaço público local, e consubstanciam uma mais valia que ficará acessível aos poderes políticos que tutelam a região para que se fomente uma aproximação efectiva às populações locais e aos seus legítimos interesses. Assim se criam as pontes que dão forma aos alicerces da verdadeira cidadania e, por consequência, à Identidade Local.


Com as melhores saudações académicas.


A Direcção da ALA – Academia de Letras e Artes


António de Sousa Lara

Joaquim Baraona

Vítor Escudero

João Aníbal Henriques

Fernando Viana Mendes

Luís Athouguia

 
ALA – Academia de Letras e Artes
Associação de Moradores do Monte Estoril
Cidadania Cascais
Junta de Freguesia do Estoril
Movimento Ser Cascais



DELIBERAÇÃO



Na sequência da reunião conjunta, havida no passado dia 16 de Novembro pp., as entidades acima identificadas deliberaram por unanimidade:

1. Ratificar as linhas mestras do Projecto Integrado de Requalificação do Monte Estoril (PIRME), elaborado em 2002 pela Associação de Moradores do Monte Estoril que, apesar das actualizações de pormenor que se impõem mercê do decurso do tempo, se mantém actualizado no que respeita às linhas mestras que devem presidir à preservação e desenvolvimento do Monte Estoril;

2. Remeter ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais a presente decisão e cópia do referido Projecto para corresponder ao repto público pelo mesmo efectuado à sociedade civil na sessão de lançamento do livro “Turismo do Estoril” no passado dia 13/10/2011.


Monte Estoril, 17 de Novembro de 2011


ALA – Academia de Letras e Artes
Associação de Moradores do Monte Estoril
Cidadania Cascais
Junta de Freguesia do Estoril
Movimento Ser Cascais


Sem comentários:

Enviar um comentário