quinta-feira, 30 de junho de 2011

Jacinto Lucas Pires apresenta novo romance

Livros

Jacinto Lucas Pires apresenta novo romance

“O Verdadeiro Ator”, oitavo romance de Jacinto Lucas Pires, é uma proposta de reflexão sobre a sociedade portuguesa e até europeia, sem cair num discurso ensaístico, afirmou o autor.
“Tentei falar da sociedade portuguesa e até de interrogações que não são especificamente portuguesas, mas sim europeias, mas sem fazer um discurso ensaístico ou tipo documentário, pois acho que não há lugar para isso na ficção contemporânea”, disse o romancista, de 36 anos.
Sobre o romance, o autor afirmou que é “uma história sobre uma crise de identidade, de alguém que tenta conduzir a sua vida em ruína e tem de descobrir quem é outra vez, ou até pela primeira vez”.
“Mas [essa] é também um pouco a situação do país dentro do livro e fora dele”, acrescentou.
“Perante uma crise temos de voltar a pensar quem somos, o que queremos fazer, porque que queremos fazer isto em vez daquilo”, referiu.
A personagem principal é Américo Santos Sousa Silva Abril, um actor confuso e a viver uma crise de identidade.
Quanto ao baptismo da personagem, afirmou que “nem sempre é um crime premeditado, e numa leitura simplicista Américo/América, de direita, e Abril, a esquerda, um contraste numa personagem, e que soava bem”.
"O Verdadeiro Ator" é o primeiro título que a editora Cotovia lança segundo o novo Acordo Ortográfico por decisão de Jacinto Lucas Pires.
Questionado sobre esta opção, Jacinto Lucas Pires afirmou que escreveu o romance segundo as regras anteriores ao acordo e decidiu “aproveitar a altura das revisões do livro para aprender as novas regras”.
“Já escrevo e-mails no ‘novo’ português”, afirmou entusiasta.
Para escrever “O Verdadeiro Autor” Jacinto de Lucas Pires levou cerca de dois anos, apesar de não o ter feito consecutivamente, pois interrompeu várias vezes para se dedicar a outras actividades, como a escrita de peças de teatro, tendo ganhado “uma grande distância do trabalho durante o próprio processo de escrita”.
O escritor reconheceu que este é um romance “especialmente reflectido, mais que os anteriores”, crítico e “irónico relativamente a uma certa nitelectualidade”.
Lucas Pires afirmou que “há um certo autismo dos criadores, o que é sintomático da sociedade em que vivemos de cidadãos de ‘headphones’, de ‘iPod’, cada um no seu cantinho em ‘chats’ com um outro ‘nick’”.
Quanto a si afirmou que tem um “gosto especial em contactar com o público e até discutir no sentido mais feroz”.
Depois de Lisboa, “O Verdadeiro Ator” será apresentado no sábado, dia 01 de Julho, no Porto, na FNAC NorteShopping, no domingo, dia 02 de Julho, em Braga no evento “Os livreiros vão à praça”, e no dia 12 de Julho em Coimbra, no Teatro da Cerca do São Bernardo.
(ES)

Sem comentários:

Enviar um comentário