sexta-feira, 17 de junho de 2011

Irene Lima e Pedro Santos tocam em Grândola

Concertos

Irene Lima e Pedro Santos tocam em Grândola

O concerto “Leste/Oeste: Sofia Gubaidulina e J. S. Bach na convergência do indivíduo e do absoluto” vai decorrer às 21:30 na Igreja Matriz de Grândola.
Segundo a organização do festival, o programa “pouco vulgar” do concerto vai “aproximar” Sofia Gubaidulina e Bach, através de “um repertório explorado com sensibilidade e virtuosismo” por Irene Lima e Pedro Santos, dois músicos que fazem parte da “elite” de intérpretes portugueses que se projetaram numa carreira internacional de “primeira ordem”.
O programa do concerto inclui três momentos da obra “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz” de Sofia Gubaidulina, compositora que “revolucionou a música religiosa nos finais do século XX”, e duas “suites” para violoncelo de Bach, a n.º 1 em sol maior e a n.º 2 em ré menor.
No programa, o “encontro” entre o sagrado e o profano surge como “uma espécie de suspensão do tempo e do espaço, unindo duas tradições musicais europeias, a oriental e a ocidental, numa continuidade espiritual soberba, que apela ao reencontro interior mais profundo”, sublinha a organização.
O festival “Terras sem Sombra”, promovido pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, decorre até 09 de Julho, com concertos em igrejas históricas do Alentejo e acções associadas à biodiversidade alentejana nas manhãs dos dias a seguir aos concertos.
A manhã de domingo inclui uma acção dedicada à salvaguarda do montado, um ecossistema “muito particular” criado pelo homem, constituído por sobreiros e azinheiras e que tem “um dos seus máximos expoentes” na serra de Grândola.
A acção, que irá decorrer na herdade das Barradas da Serra e terá como convidada de honra a violoncelista Irene Lima, inclui atividades como a adopção de um sobreiral por uma escola básica do concelho de Grândola, a atribuição dos nomes de artistas presentes no festival a árvores centenárias, a colocação em sobreiros de ninhos construídos com canudos de cortiça virgem e a realização de uma tiragem tradicional desta matéria-prima.
(ES)


Sem comentários:

Enviar um comentário