Exmºs. Senhores,
Decorreu hoje, na sede da ALA, no Monte Estoril, a cerimónia pública de lançamento do livro “Mãe Preta”, o segundo romance da autoria da escritora e académica Celeste Cortez..
A apresentação, feita pelo Comendador Joaquim Baraona, Vice-Presidente da ALA, sublinhou o vínculo forte que a obra apresenta relativamente à presença Portuguesa em África, bem como o apelo permanente ao Amor no seu sentido mais puro e fugaz que, sendo de primeira importância para o sustento da humanidade, tanto vai faltando nos dias que correm.
Para além destes e doutros aspectos importantes para a compreensão da obra, Joaquim Baraona descreveu ainda a importância deste “Mãe Preta”para a interpretação de alguns dos mais significativos episódios da História de Portugal, com especial relevo para aqueles que acompanharam o relacionamento entre o País e as suas antigas Províncias Ultramarinas.
Antes do encerramento da sessão o dizedorde poesia Jorge Viegas declamou ainda um poema da autoria de Celeste Cortez que antecedeu a apresentação de um filme sobre África contextualizando a obra agora apresentada.
Com mais esta iniciativa, a ALA concretiza o objectivo constante no seu Plano de Actividades para o ano de 2011, apoiando e promovendo iniciativas de excelência cultural que fomentem a Identidade e a Cidadania em Portugal.
Saudações académicas!
A Direcção da ALA – Academia de Letras e Artes
António de Sousa Lara
Joaquim Baraona
Vítor Escudero
João Aníbal Henriques
Fernando Viana Mendes
Luís Athouguia
Email- geral@academialetrasartes.pt
Website – www.academialetrasartes.pt
Tel. + 351 21 468 56 04
Vídeos ALA: http://www.youtube.com/user/academialetrasartes
Página da ALA no Facebook:http://www.facebook.com/pages/ALA-Academia-de-Letras-e-Artes/120766207955968